O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o premier italiano Silvio Berlusconi manterão um encontro bilateral nesta segunda-feira em Washington, a partir das 15h15, no horário de Brasília.
Os dois chefes de Governo estarão na capital dos Estados Unidos para participar da Cúpula de Segurança Nuclear, convocada pelo presidente norte-americano Barack Obama. O evento reunirá governantes de mais de 40 países e termina na terça-feira, dia 13.
Após as conversas, Lula e Berlusconi presidirão uma cerimônia para a assinatura de atos. O encontro ocorrerá na residência da Embaixada do Brasil e contará também com a presença do chanceler Celso Amorim.
Os temas bilaterais incluiriam, além da série de acordos econômicos (entre os quais poderia estar a venda de navios à Marinha brasileira), o caso de Cesare Battisti, ex-integrante do grupo de xtrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) que está detido no Brasil e cuja extradição é requisitada pela Itália.
Condenado em seu país de origem, Battisti foi preso no Rio de Janeiro em 2007. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou o refúgio político que lhe foi concedido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, acatando assim o pedido italiano.
A decisão final sobre o caso - que gerou uma crise entre ambas as nações, está agora nas mãos de Lula, que ainda não se pronunciou. Por isso, o encontro entre os dois líderes pode ser decisivo e incluir eventuais "garantias" de Berlusconi a seu colega brasileiro.
O premier italiano deveria ter visitado o país no início de março passado, mas a viagem foi cancelada por questões de agenda.
(ANSA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário