Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010

TERREMOTO REVELA TESOUROS ESCONDIDOS

Depois de Onna, L'Aquila e Coppito agora outra igreja das regiões prejudicadas pelo terremoto de 6 de abril de 2009 continuam a revelar tesouros escondidos.

A última descoberta foi feita em Santa Maria delle Grazie, em Rosciolo, no município de Magliano dei Marsi (L'Aquila), igreja que sofreu poucos danos e onde, no curso dos trabalhos de restauração e reforço da estrutura - realizados pela equipe do vice-comissário delegado para a tutela dos Bens Culturais, Luciano Marchetti, se descobriram dois preciosos afrescos representando as figuras de São Sebastião e São Leonardo.

Na parede esquerda da igreja, sob a terceira nave, afloraram sob o revestimento estas duas figuras que cobrem uma área de 3.50 metros quadrados. As pinturas são muito bem feitas e estão quase intactas, não fosse a presença de algumas ranhuras principalmente na imagem de São Sebastião. Quanto à datação, a hipótese mais provável fixa a criação em fins do século XV.

"Logo após a descoberta e a remoção do reboco que escondia as pinturas - informa a Defesa Civil - foi feita a intervenção de consolidação com o auxílio de placas à base de fibras de celulose".
"Outros fragmentos de afrescos e decorações foram recuperados na mesma área da igreja, entre os quais uma sugestiva gravação que remonta a 1559, provavelmente feita por algum fiel que queria deixar a própria assinatura".

"Como para outras descobertas - explica Marchetti - também estes dois maravilhosos afrescos voltaram à vida graças aos trabalhos de consolidação feitos após os eventos sísmicos que abalaram o território de L'Aquila, no Abruzzo. Uma descoberta que acrescentará muito à história riquíssima desta igreja maravilhosa e que, de algum modo, compensa os danos e as perdas ao patrimônio cultural que um terremoto sempre comporta".

 (ANSA)

Nenhum comentário: