Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 10 de abril de 2010

Papa: disposto a encontrar com vítimas de pedofilia

papa Bento XVI está à disposição para manter "novos encontros" com pessoas que sofreram abusos sexuais de membros da Igreja Católica, informou hoje o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Lombardi, em entrevista à Rádio Vaticana, falou sobre o tema dos abusos sexuais cometidos por sacerdotes e disse que "muitas vítimas não buscam indenizações financeiras, mas ajuda interior", para ajudar a superar suas dolorosas histórias pessoais.

No contexto da atenção às vítimas, Lombardi retomou a carta pastoral aos católicos irlandeses, lida pelo Pontífice em 20 de março, e na qual ele afirma "estar disponível para novos encontros" e expressa "vergonha" pelos crimes de pedofilia cometidos por sacerdotes daquele país e acobertados por 60 anos.
"O papa Bento XVI, guia coerente no caminho do rigor e da veracidade, merece todo o respeito e o apoio dos que lhe endereçam amplos testemunhos de todas as partes da Igreja", apontou o porta-voz no texto veiculado pela Rádio Vaticana.

"Ele é um pastor à altura para enfrentar com retidão e segurança estes tempos difíceis, nos quais não faltam críticas e insinuações infundadas; sem preconceito, deve afirmar-se que se trata de um Papa que falou muito da verdade de Deus e do respeito à verdade", relatou.

O porta-voz da Santa Sé também comentou as punições que devem ser dirigidas aos padres pedófilos, paralelamente "à atenção às vítimas".
"É preciso continuar a implementar com firmeza os procedimentos corretos do julgamento canônico dos culpados e da colaboração com as autoridades civis, no que se refere à sua competência judiciária e penal, mantendo em vista as especificidades das normas e das situações nos diversos países", disse ele.

"Só assim se pode pensar em, de fato, reconstituir um clima de justiça e de plena confiança na instituição eclesial", completou Lombardi, afirmando que, aparentemente, o número de novas denúncias tem diminuído, o que seria resultado da atenção das dioceses no combate à pedofilia.

 (ANSA)

Nenhum comentário: