Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Itália e França pedem sanções contra paises que poluem

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, querem que a União Europeia (UE) compense economicamente os países do bloco que cumprem com as metas de emissão de gases causadores de efeito estufa.

Os dois chefes de Governo assinaram uma carta conjunta explicando a proposta, que será enviada ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. A compensação poderia ser feita por meio da compra de produtos das nações que respeitam as metas, em vez de importações dos países que desrespeitam.

O documento, porém, ressalta que se trataria de uma forma "não protecionista" útil, sobretudo, como novo instrumento de negociação internacional no âmbito do respeito ao clima.

"Seria inaceitável que os esforços já ambiciosos que aceitamos no interior da União Europeia com o objetivo de reduzir as nossas emissões de gases causadores do efeito estufa, em conformidade com o Conselho Europeu de 2008, fossem comprometidos pelas emissões de carbonos que derivam da ausência ou da insuficiência de ações de alguns países", destaca o texto.

Berlusconi e Sarkozy disseram ainda que "é necessário dar um novo impulso ao processo internacional de negociação".

"Dispor, no quadro de negociação internacional, deste mecanismo, que deverá, obviamente, ser inclusivo, e não protecionista, poderíamos, de fato, prevenir o risco de emissão de gás carbônico, encorajando os países a adotarem medidas de redução", defende a carta.

"Trata-se de uma alavanca indispensável que a União Europeia deve utilizar caso nós queiramos preservar a integridade dos nossos esforços, assegurando, ao mesmo tempo, o empenho dos nossos principais parceiros", acrescenta o texto.

Os líderes ressaltam, no entanto, "que qualquer mecanismo deve ser plenamente compatível com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)".

Berlusconi e Sarkozy se reuniram na última sexta-feira em Paris, em ocasião da 28ª Cúpula Intergovernativa Itália-França. Durante o encontro, foi assinada uma série de acordos no âmbito de produção nuclear, indústria, desenvolvimento e segurança.

Portak Itália

Nenhum comentário: