Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 17 de abril de 2010

Caso Battisti: agora Lula já pode decidir

O presidente brasileiro Lula da Silva já pode decidir se concede ou não a extradição à Itália de Cesare Battisti.
O Supremo Tribunal Federal (STF) de Brasília publicou o texto da sentença com a qual, há alguns meses, determinou a extradição, precisando que a decisão sobre o destino do ex-militante da extrema-esquerda estava agora nas mãos do chefe de Estado.

No encontro de segunda-feira (12) em Washington - que resultou em um acordo estratégico de parceria entre Brasil e Itália, Lula disse ao premier italiano Silvio Berlusconi que aguardava justamente as motivações do Supremo sobre a sentença favorável à extradição de Battisti para tomar sua decisão.

O ex-militante do grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) aguarda a decisão no presídio de Papuda, em Brasília, depois que o ministro da Justiça Tarso Genro lhe concedeu asilo político (em janeiro de 2009).

Há um mês o Tribunal do Rio de Janeiro condenou Battisti a dois anos de prisão - que pode cumprir em liberdade condicional - pelo uso de passaporte falso quando entrou no país sul-americano.
Battisti foi condenado a duas prisões perpétuas na Itália por quatro homicídios cometidos nos anos 70, e o governo de Roma solicita a Brasília sua extradição. (ANSA)

Nenhum comentário: