Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 24 de abril de 2010

Brasil-Itália: a decisão sobre Battisti

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, em visita à Itália, afirmou hoje que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o caso do ex-ativista Cesare Battisti, originário desse país europeu, deverá ser anunciada "em até 30 dias".
Jobim falou sobre o tema ao participar em Pisa (região do centro da Itália) das homenagens à Força Expedicionária Brasileira (FEB), cujos pracinhas atuaram na Segunda Guerra Mundial.

Condenado pela Justiça da Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, Battisti, ex-membro do grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), foi detido no Brasil em 2007.

No início de 2009, ele recebeu o status de refugiado do então ministro da Justiça, Tarso Genro, mas em novembro do mesmo ano o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por sua extradição, como solicita o Estado italiano.
Ao emitir sua sentença, o STF determinou ainda que o parecer final caberia a Lula.

Atualmente no presídio da Papuda, em Brasília, o ex-militante do PAC aguarda o pronunciamento do presidente.
Lula se pronunciaria depois da publicação do acórdão, a declaração formal com o resultado do julgamento, que saiu no último dia 16. Agora, o mandatário aguarda a análise da Advocacia Geral da União (AGU).

ANSA)

Nenhum comentário: