Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 10 de janeiro de 2010

Papa defende direito dos imigrantes ao comentar violência


O papa Bento XVI pediu respeito aos direitos dos imigrantes ao celebrar o Angelus deste domingo na Praça São Pedro, no Vaticano.
"O imigrante é um ser humano, diferente por cultura e tradições, mas igualmente respeitável", disse o Pontífice. "A violência jamais deve ser a forma de resolver as dificuldades", complementou.
Desta forma, Bento XVI se referiu à onda de violência que nos últimos dias atingiu a região da Calábria, sul da Itália, onde 67 pessoas ficaram feridas em choques que envolveram imigrantes africanos, policiais e a população local.
"O problema é, antes de qualquer coisa, humano. Convido a olhar o rosto do outro e a descobrir que [ele] tem uma alma, uma história e uma vida: é uma pessoa, e Deus a ama como ama a mim", ressaltou o Papa.
A violência em Rosarno, pequena localidade da Calábria, teve início na quinta-feira, quando dois africanos foram atingidos por tiros disparados com uma arma de ar comprimido. A reação da comunidade estrangeira foi violenta. Carros, vitrines de lojas e cestos de lixo foram depredados.
A população local reagiu ao clima de hostilidade e a polícia teve de intervir. Ontem, pelo terceiro dia seguido, os imigrantes foram vítimas de ataques. Há 67 feridos ao todo, na maioria estrangeiros. Alguns deles foram agredidos com barras de metal e seis tiveram de ser hospitalizados.
Centenas de africanos trabalham temporariamente nos arredores de Rosarno na colheita das lavouras, submetidos a longas jornadas de trabalho e baixos salários. Grande parte vive em galpões abandonados.
Depois da onda de violência, 1.128 estrangeiros foram tirados da ou deixaram a região por conta própria. Os que foram transferidos estão em centros de acolhida em Bari e Crotone.
"É necessário recomeçar a partir do coração do problema", disse hoje o Papa. "É necessário recomeçar a partir do significado da pessoa. Um imigrante é um ser humano, uma pessoa que deve ser respeitada, com direitos e deveres, em especial no âmbito do trabalho, em que é mais fácil a tentação à exploração, mas também quanto a suas condições concretas de vida", complementou.
No Angelus, o Santo Padre se referiu ainda ao ataque ocorrido nesta semana contra membros da minoria cristã copta no Egito, país predominantemente muçulmano.
Na noite de quarta-feira, quando era celebrada a noite do Natal ortodoxo, seis fiéis e um policial morreram quando um carro que passava diante de uma igreja em Nag Hammadi, sul do país, abriu fogo contra as pessoas no local.
A diversidade religiosa, disse o Pontífice, não pode justificar a violência, que não pode ser exercida em nome de Deus. Bento XVI também criticou as instituições, "que não dão conta da própria responsabilidade" e precisam assumi-la.
"A violência contra os cristãos em alguns países suscitou a indignação de muitos, ainda mais porque se manifestou nos dias mais sagrados para a tradição cristã", afirmou. "Não pode haver violência em nome de Deus. Não se pode pensar em honrá-lo ofendendo a dignidade e a liberdade de nossos próximos", ressaltou o Papa.

(ANSA)

Nenhum comentário: