Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 10 de janeiro de 2010

Ministro quer suspender jogos em caso de ofensas rascistas


O ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni, recomendou aos árbitros de futebol do país que suspendam qualquer partida ante "o menor indício" de que um atleta está sendo alvo de insultos racistas proferidos pela torcida rival.

"Muitas vezes é difícil distinguir um coro racista de uma provocação normal, mas justamente por isso não se pode subestimá-lo", disse Maroni.
"Não depende do ministro do Interior intervir quando há um jogo em curso, mas creio que a Federação [Italiana] de Futebol (FIGC) deva utilizar regras muito rígidas. Se há o menor indício de que há um canto racista, o árbitro deve suspender a partida e tomar as medidas cabíveis", acrescentou.

Porém, o presidente da FIGC, Giancarlo Abete, explicou que, segundo as normas vigentes na Itália, um jogo só pode ser paralisado por decisão do policiamento.
Recentemente, o atacante italiano Mario Balotelli, da Inter de Milão, que é filho de ganeses, foi alvo de ofensas racistas em alguns estádios do país.

Nesta semana, ele foi multado em 7 mil euros por aplaudir ironicamente os torcedores do Chievo em Verona. O gesto foi feito por Balotelli ao ser substituído. Ele havia marcado o único gol da partida. A Inter já anunciou que vai recorrer da punição.

"Todos somos seres humanos, todos somos iguais, creio que seria justo suspender as partidas, porque assim se lançaria uma mensagem muito forte", disse o ganês Sulley Muntari, companheiro de Balotelli na Inter.


(ANSA)

Um comentário:

Luísa disse...

Oxalá esse iniciativa vá para a frente!

Abraços
Luísa