Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ONU pede que governo Italiano combata atitudes xenófobas

Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) em direitos humanos divulgaram hoje um comunicado em que condenam os "trágicos eventos" e a violência contra os imigrantes na localidade de Rosarno, no sul da Itália, nos quais 67 pessoas ficaram feridas.

O mexicano Jorge Bustamante e o queniano Githu Muigai ainda pediram ao governo italiano que tome "todas as medidas necessárias para combater as crescentes atitudes xenófobas contra os trabalhadores imigrantes, que levaram aos trágicos acontecimentos de Rosarno na semana passada".

"É urgente que as autoridades de Roma detenham as afirmações de ódio e as que promovem ações racistas e violentas conduzidas por certos indivíduos", declara a nota dos dois representantes das Nações Unidas.
"A violência, tanto por parte dos italianos como dos imigrantes, deve ser combatida de modo vigoroso com a aplicação da lei, e os direitos humanos devem ser protegidos em todas as circunstâncias, qualquer que seja o status dos estrangeiros", solicitou a nota divulgada hoje em Genebra.

Os especialistas da ONU também recomendam que a Itália busque "melhorar as míseras condições de vida e trabalho desses imigrantes" e recordaram que alguns deles são retirados de seus países a contragosto.
Apesar de indicar que estão satisfeitos com as primeiras medidas das autoridades italianas, Bustamante e Muigai pediram que seja aplicada uma política de imigração "em plena conformidade com os padrões internacionais dos direitos humanos".

Durante os conflitos em Rosarno, classificados na nota como "preocupantes", ficaram feridos 31 imigrantes, 19 policiais e 17 habitantes locais.
Mais de mil trabalhadores não-italianos abandonaram a cidade localizada na região da Calábria desde a última quinta-feira, início da chamada "caça aos negros".

 (ANSA)

Nenhum comentário: