Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dia do Direito dos não fumantes


Neste domingo (10) na Itália se celebrou o Dia Nacional pelos Direitos dos Não Fumantes, promovido por 64 organizações, entre as quais GEA, Sitab e LILT.
Em sua 9ª edição, essa data coincidiu com o dia que entrou em vigor (10 de janeiro de 2005) a proibição de fumar em lugares públicos fechados, de trabalho ou de lazer.
A cruzada contra o cigarro prossegue. Trata-se de um vício duro de matar, tanto que em 2009 o número de fumantes na Itália voltou a subir: foram 1,8 milhão de novos fumantes, perfazendo um total de 13 milhões. Muitos ex-fumantes, destacam os especialistas, não resistiram à abstinência e cederam ao vício. Mas o cigarro, alertam, é um assassino mortal.
O tabagismo faz uma vítima a cada seis segundos e é responsável por uma morte a cada 10, indicam dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na Itália o fumo causa anualmente 83 mil mortes e é responsável por 91% dos casos de câncer pulmonar, além de ser associado a 30% das mortes por doenças coronarianas.
Isso sem considerar os danos do tabagismo passivo, que provoca mais de mil mortes por ano, segundo afirmações do ministro italiano da Saúde, Ferruccio Fazio.

"Os primeiros não-fumantes que devem ser protegidos são as crianças e os adolescentes", frisa Giacomo Mangiaracina, presidente do Dia dos Direitos dos não-fumantes. "Cabe lembrar que os fumantes são uma minoria, menos de 25% da população italiana, embora tenham recebido privilégios de maioria".
O ponto crucial, acrescentam os organizadores, é que a Lei Sirchia contra o fumo fez bem para a Itália, mas ainda não o suficiente para conter o consumo de cigarros e suas consequências trágicas.

As propostas mais recentes para combater com mais vigor o tabagismo e seus efeitos nocivos são aumentar para mais de € 5 o preço do maço (abolindo aquele de 10 cigarros), proibir o fumo em parques, nas praias e nos estádios. Além disso, fornecer serviços gratuitos para parar de fumar. Tudo isso enquanto está para ser introduzida na reforma do código viário a proibição de fumar dirigindo. Esta proibição, além de beneficiar os pulmões, aumenta a segurança ao volante, reduzindo os motivos de distração do motorista. (ANSA)

Nenhum comentário: