Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Dezenas de Italianos estão desaparecidos no Haiti, diz ministério

O chanceler da Itália, Franco Frattini, afirmou hoje que dezenas de italianos que vivem no Haiti ainda não entraram em contato com seus familiares após o terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou a nação caribenha.

"Não temos notícias positivas, dezenas de pessoas não respondem às chamadas", informou Frattini, que está em Addis Abeba, capital da Etiópia, onde realiza um giro por países da África.
Até a manhã de hoje, o Ministério das Relações Exteriores havia entrado em contato com 80 italianos no Haiti. Há registros de que 190 cidadãos do país europeu estariam na nação caribenha.
O chefe da Unidade de Crise da Chancelaria italiana, Fabrizio Romano, explica que muitos italianos podem ter deixado o Haiti, ao passo que outros podem ter entrado no país antes do terremoto sem informar às autoridades.

Com isso, é impossível determinar com precisão quantos italianos se encontravam na nação caribenha no momento do abalo sísmico que devastou a capital Porto Príncipe.
Nesta manhã, Frattini comentou também que a equipe de ajuda humanitária enviada ao Haiti está preparada para o socorro às vítimas. "Cada um deve saber o que fazer e onde", disse. O ministro das Relações Exteriores explicou também que a ONU possui "uma forte coordenação" no Haiti.

Frattini explicou que a União Europeia (UE) "estabeleceu uma conexão constante com todos os países, inclusive a Itália". Além disso, a Unidade de Crise da Chancelaria do país europeu acompanha 24 horas por dia a situação no Haiti.

"Destinamos ajudas ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha e ao Programa Alimentar Mundial. São os únicos modos para nos coordenarmos melhor. Não se pode fazer cada um por si. A coordenação europeia foi criada justamente com esse espírito", esclareceu o diplomata.

O Falcon da Aeronáutica italiana com ajuda humanitária partiu ontem do aeroporto militar de Roma, levando a bordo uma equipe de apoio que fará uma verificação das condições logísticas e de segurança no Haiti para o sucessivo envio de ajudas às populações atingidas pelo terremoto.

O avião está agora nas Ilhas Bermudas e deve aterrissar em Porto Príncipe nas próximas horas. Também deve partir hoje de Pisa um Hércules C-130 da Aeronáutica que levará mais ajuda humanitária e uma unidade hospitalar móvel.

O terremoto de terça-feira devastou a capital haitiana e fez desmoronar a sede do governo local, o prédio do Parlamento e o Palácio da Justiça. Ainda não há informações oficiais, mas o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, disse ontem que mais de 100 mil pessoas podem ter morrido.

 (ANSA)

Um comentário:

Jandira Mendonça disse...

Ricky, seu Blog, é excelente. Gostaria apenas de dizer que passei 3 meses na Italia, e me baseei bastante sobre muita coisa no seu blog. Adorei, e continuo adorando
beijos Jandira