Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O problema da imigração ilegal


O chanceler italiano Franco Frattini iniciou nesta segunda-feira uma viagem à África, onde visitará sete países, para defender os interesses nacionais e resolver "na raiz" o problema da imigração ilegal, que levou aos "acontecimentos trágicos de Rosarno", na Calábria, sul da Itália.
Frattini visitará a Mauritânia, Mali, Etiópia, Quênia, Egito e Tunísia.

"Viajo à África porque temos interesses nacionais concretos para defender", das oportunidades para as empresas italianas, à luta contra o terrorismo e a pirataria, explicou o chanceler.
O ministro das Relações Exteriores da Itália disse ao jornal Il Tempo que também tentará "resolver na raiz o problema da imigração clandestina, que nestes dias explodiu com toda sua dramaticidade em Rosarno".

"A Itália sempre foi um país tolerante e hospitaleiro e não carrega em seu DNA o fragmento dos grandes impérios coloniais, mas tem o dever - por meio da amizade e da parceria com os países africanos, de resolver e regulamentar em sua origem o fenômeno da imigração, para salvaguardar o bem-estar e a segurança de nossos cidadãos e dos cidadãos africanos, que nós respeitamos. O interesse é recíproco", destacou Frattini.

A Itália também trabalha para que a União Europeia assuma um papel mais incisivo na África, porque a Europa, mais do que qualquer outro continente, está exposta aos "perigos da instabilidade sistêmica na África, criados pelas ameaças do terrorismo, dos tráficos ilegais e do aquecimento global", ponderou Frattini.

(ANSA)

Nenhum comentário: