Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Justiça da Itália derruba imunidade do premier Silvio Berlusconi


A Justiça da Itália derrubou nesta quarta-feira a imunidade do premier do país europeu, Silvio Berlusconi, que era garantida por polêmica lei. A corte argumentou que a lei violava o princípio constitucional de que todos os cidadãos são iguais perante a Justiça. O premier considerou a decisão política. A decisão possibilita a reabertura de processos contra o primeiro-ministro.

A imunidade de Berlusconi era garantida pelo "Laudo Alfano", aprovado em 22 de julho de 2008. A oposição dizia que o texto havia sido feito sob medida para proteger os interesses de Berlusconi.

Na segunda-feira, o premier foi declarado corresponsável em um caso de corrupção . A lei beneficiaria o primeiro-ministro, o presidente, Giorgio Napolitano, o presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, e o presidente do Senado, Renato Schifani.

O veredicto será anunciado em um comunicado oficial que a Corte Constitucional divulgará ainda nesta quarta-feira. O "Laudo Alfano" foi barrado por maioria de votos. A instância que julgou o caso era composta por 15 juízes.

Reuters

Nenhum comentário: