Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 16 de maio de 2010

COMISSÃO PARLAMENTAR ITÁLIA-BRASIL: DECLARAÇÃO FINAL SOBRE CIDADANIA

O texto assinado pelos deputados brasileiros e italianos convida as autoridades de ambos os países a assinarem um acordo bilateral para o reconhecimento de documentos e fortalecer a rede consular, em referência à conclusão bem sucedida da Força Tarefa sobre cidadania.

O deputado Fabio Porta, que representa a circunscrição da América do Sul, expressou sua satisfação pela inclusão na declaração final - assinada pelos presidentes e membros da Comissão Parlamentar Itália-Brasil, reunida nesta semana em Brasília - de alguns pontos importantes de interesse primordial para a numerosa comunidade italiana que vive no Brasil.

"Refiro-me em particular - disse o deputado - ao pedido para concluir rapidamente um acordo bilateral sobre a simplificação da legalização de documentos públicos: isso finalmente resolveria muitos problemas e atrasos devidos à não adesão do Brasil ao Tratado Internacional de Haia sobre o reconhecimento de atos administrativos públicos".

"Outra questão de destaque é o pedido de reforçar a rede consular italiana no Brasil, para adequá-la à importância das relações bilaterais e à presença da comunidade italiana no Brasil. Esta solicitação foi complementada ao pedido às autoridades italianas de proceder à conclusão bem sucedida da operação Força-Tarefa para zerar o acúmulo de demandas de cidadania junto aos consulados", acrescentou o deputado do PD (Partido Democrata).

"Importante também é a referência ao reconhecimento dos títulos universitários em ambos os países e o convite para promover e intensificar o intercâmbio de estudantes e professores entre Itália e Brasil", reforçou Porta.

"Estes são apenas alguns dos 13 pontos de uma declaração rica e articulada que incorpora parte do conteúdo da parceria estratégica firmada recentemente entre os dois líderes dos governos italiano e brasileiro em Washington. A novidade e a importância deste acordo é que foi assinado pelos representantes dos Parlamentos dos dois países", conclui o deputado.

(ANSA)

Um comentário:

Rodrigo disse...

Gostaria muito que meu diploma fosse reconhecido na Italia, apenas a cidadania italiana nao é suficiente para exercer a propria profissao.