Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Itália detém consórcio de três grupos mafiosos

A polícia italiana antimáfia capturou hoje 67 supostos integrantes de uma quadrilha e desmantelou uma aliança de três organizações criminosas, cujo objetivo era monopolizar os mercados agrícolas do sul da Itália, informaram autoridades.

Durante as ações policiais, os agentes confiscaram lançadores de foguetes e de granadas. Os policiais entraram por sacadas, saltaram cercas que rodeavam as vilas e chegaram aos suspeitos. Um dos detidos havia acabado de descer de um cruzeiro em Nápoles após sua lua de mel, disse a polícia.

A máfia siciliana; a organização criminosa ndrangheta, da região da Calábria; e a Camorra, da zona de Nápoles, haviam deixado de lado suas tradicionais diferenças e firmaram uma aliança para monopolizar a venda, distribuição e transporte de frutas e verduras em todo o centro e o sul da Itália, disse o general Antonio Girone, da polícia especializada.

O centro de operações era um amplo mercado de Fondi, uma localidade entre Roma e Nápoles, descrito como o maior mercado de produtos perecíveis da Europa. A aliança das organizações criminosas preocupa os investigadores "porque como qualquer aliança militar, a quadrilha se fortalece e se torna mais resistente" à lei, disse Girone.

Em alguns casos, os grupos ocultam armas entre as mercadorias agrícolas para movimentá-las pela Itália, disseram os investigadores. O suposto "consórcio" de quadrilhas também prejudicava os bolsos dos consumidores. "Se alguém se perguntava a razão pela qual o preço da fruta subia 20 vezes" do agricultor até o consumidor, a investigação mostrou um motivo", disse Girone.

Ag.Estado

Nenhum comentário: