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By Ferramentas Blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

CÓDIGO DE BARRAS POLÊMICO

Médicos britânicos renomados pediram uma investigação por suposta propaganda subliminar da Ferrari na Fórmula 1, que incentiva o consumo de tabaco e que contraria as leis, noticiou o jornal britânico The Times.
A solicitação poderia ganhar força e, se prosperar, até forçar uma mudança na estética dos carros no Grande Prêmio da Inglaterra, previsto para 11 de julho, justo no dia da final da Copa do Mundo na África do Sul.

A escuderia italiana tem um código de barras impresso em preto e branco que, associado ao vermelho e branco dos carros e do macacão dos pilotos, evoca e simula o maço de cigarros Marlboro, um de seus anunciantes.

Como descrito pelo jornal britânico The Times, os médicos chegaram a pedir a intervenção do governo para investigar o uso pela equipe de propaganda oculta e porta-vozes da carteira da Saúde do Reino Unido já admitiram que pode tratar-se de uma violação da lei.

As diretrizes da Comunidade Europeia proíbem às empresas do tabaco de patrocinarem eventos desportivos.
No entanto, o polêmico código de barras nos carros também poderia representar uma aposta no futuro, posto que já está em teste com programas de computador a leitura destes símbolos em branco e preto como um logotipo ou legenda.

Em um ano e meio, talvez antes, esses códigos poderiam ser lidos por um computador, um celular de ponta ou um portal eletrônico como a marca do patrocinador, em vez de barras em preto e branco.
Se esta propaganda, ainda em fase de pesquisa vingar, as marcas ou legendas publicitárias - neste caso vinculadas ao tabaco, não seriam vistas nos circuitos de Fórmula 1, mas só nas transmissões de televisão ou nas imagens da Internet, graças a um sofisticado processo de decodificação, estimam os especialistas.

Por estes criticados códigos de barras nos carros da Ferrari, a Marlboro paga cerca de € 100 milhões por ano em contratos de patrocínio.

Italianos.It

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