Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

ROMA É A CANDIDATA ITALIANA PARA RECEBER OLIMPÍADAS DE 2020

A comissão de avaliação do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) escolheu, por unanimidade, a cidade de Roma como candidata a sede dos Jogos Olímpicos de 2020, em detrimento da outra concorrente, Veneza.

A capital foi eleita com 32,2 pontos sobre 35, enquanto que Veneza obteve 20,1 sobre 35. Com base nos critérios do Comitê Olímpico Internacional (COI), Veneza não alcançaria o parâmetro 6 (calculado em décimos) para superar a cota estabelecida para a escolha do Rio de Janeiro 2016.

Em nenhum dos 11 itens Veneza superou Roma. A pontuação da cidade do norte da Itália no quesito experiência e organização de eventos foi zero, contra dois de Roma. Em impacto dos jogos, as duas cidades tiraram 1,8.

O ministro italiano para as Políticas Europeias, Andrea Ronchi, afirmou em uma nota que "a decisão de candidatar Roma para os Jogos Olimpicos de 2020 representa uma escolha vencedora, a mais lógica no interesse da Itália".

Por sua vez, o presidente da região do Vêneto -- cuja capital é Veneza --, Luca Zaia, comentou a decisão do Coni e afirmou que ela foi considerada "insatisfatória seja no mérito como no método".

"Estamos absolutamente certos de que a proposta de Veneza não foi considerada como merecia e que, ao contrário, poderia ter representado uma novidade séria pela qualidade que expressa. Temos certeza que Veneza, capital universal da beleza, é a melhor embaixadora de todo o nosso país no mundo", acrescentou Zaia.

Em 1960, Roma foi sede dos XVII Jogos Olímpicos. Além da capital italiana, Busan (Coreia do Sul), Monterrey (México), Praga (República Tcheca), São Petersburgo (Rússia) e Budapeste (Hungria) demonstraram interesse no evento.

A escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2020 deve acontecer em 2013.

Portal Itália

Nenhum comentário: