Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 15 de maio de 2009

PIB de países europeus tem queda recorde; economias entram em recessão

A crise na Europa segue se aprofundando e deixando rastros. Nesta sexta-feira, além da zona do euro, França, Itália e Alemanha divulgaram forte queda em suas economias acompanhada de números recordes.

Segundo estatísticas publicadas nesta manhã, a zona euro mergulhou mais ainda na recessão no primeiro trimestre deste ano, com um recuo de 2,5% de seu PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao trimestre anterior e de 4,6% sobre igual período de 2008. É a baixa mais acentuada para um trimestre no bloco desde 1995.

Os 16 países que utilizam a moeda única registraram seu quarto trimestre consecutivo de queda da atividade, porque o PIB já havia recuado 0,2% tanto no segundo quanto no terceiro trimestre em 2008 e 1,6% no quarto trimestre do ano passado.

A França registrou queda de 1,2% em seu PIB do 1º tri, o que marca a entrada oficial do país em recessão econômica, depois de somar seis meses consecutivos de queda da economia.

O consumo interno manteve sua tendência positiva, com uma alta de 0,2%, no mesmo nível que no trimestre anterior, mas este foi o único indicador positivo.

O saldo comercial exterior sofreu importantes quedas, tanto no que se refere às exportações (6%), como nas importações (5,3%).

Na Alemanha, o PIB sofreu no primeiro trimestre de 2009 um tombo de 3,8% em relação aos três meses imediatamente anteriores e de 6,7% sobre igual período de 2008, o que confirma que este país se encontra imerso na maior recessão desde a Segunda Guerra Mundial. Esta é a quarta queda consecutiva e a maior desde 1970.

A Itália registrou queda de 5,9% em seu PIB do 1º trimestre em relação a igual período do ano passado, o maior recuo desde 1980. Em relação ao quatro trimestre, a contração é de 2,4%.

(Com informações de AFP e Efe)

Nota do Blog: O que se observa aqui na Itàlia, é um indice de desemprego crescente. A Mao de obra ficando barata, logicamente em virtude da maior procura e da menor Oferta. Diariamente, brasileiros, estao voltando ao Brasil. As cooperativas de serviços nao fazem mais fichas, e as dispensas estao cada vez maiores.



Nenhum comentário: