Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 14 de abril de 2009

Berlusconi diz "que agora começa a fase de reconstruçao"

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, afirmou neste domingo, 12, que terminou a fase emergencial na região de Abruzzo, devastada por um terremoto no último dia 6, e agora começa a fase de reconstrução.

Até o momento, pouco antes do fim das buscas -- marcados para o fim das celebrações pascais (que terminam na próxima segunda-feira) e que oficialmente continuam até o prazo estipulado, foram encontradas 294 vítimas fatais sob os escombros.

Em consequência dos novos tremores, cerca de 100 desde o primeiro, subiu também o número de desabrigados. Mais de 3.800 perderam suas casas nos últimos dias na cidade de L'Aquila, onde foi registrado o epicentro do primeiro tremor, e também em outras localidades da região.

Hoje, ao visitar a região, onde acompanhou a celebração da Páscoa, o premier italiano afirmou que, com o fim das buscas entre os escombros "sairemos da fase de emergência" e, agora, "passaremos à segunda fase, a de assistência aos desabrigados".

Em uma coletiva de imprensa oferecida no local, Berlusconi afirmou que cerca de 55 mil desabrigados já foram socorridos, destes 21.899 foram levados a hotéis de Teramo, Pescara, Chieti e Ascoli Piceno e outros 33.306 estão nas 106 barracas montadas na região.

"Em toda a região de Abruzzo se desenvolveu uma atmosfera de solidariedade grandemente extraordinária", continuou o primeiro-ministro, ao agradecer o trabalho dos 12.052 bombeiros, policiais e voluntários que trabalham nas buscas e assistência às vítimas.

Entre as prioridades na fase de reconstrução da região, Berlusconi assinalou "o impulso econômico", que será possível com "as atividades comerciais e com as fábricas e laboratórios" que serão instalados.

Sobre as responsabilidades pelos desabamentos na cidade de L'Aquila, o primeiro-ministro afirmou que "a justiça irá investigar, mas nós não devemos nos concentrar sempre no passado, mas sim, devemos olhar para o futuro".

Berlusconi também prometeu que serão revisadas as normas anti-sísmicas para que estas sejam inflexíveis. "Para reconstruir, poderemos utilizar as tecnologias mais avançadas para que as casas sejam 100% seguras", disse.

Pela manhã, Berlusconi assistiu a missa pascal celebrada pelo bispo de L'Aquila, Giuseppe Molinari, no centro de coordenação de socorro às vítimas, instalado na cidade.

O bispo, por sua parte, se dirigiu ao premier e afirmou: "Estamos seguros de que cumprirá todos os compromissos assumidos com os cidadãos de Abruzzo e nós rezamos por isto".

"Ouvimos repetidas vezes seu compromisso pela reconstrução. Sei que é um compromisso sincero, assumido perante toda a cidade, a Itália e o mundo, e estamos seguros de que o manterá", acrescentou Molinari, que também agradeceu a atuação do chefe da Defesa Civil, Guido Bertolaso, e a todos os voluntários "que nos trouxeram amor". (ANSA)


Fonte: ANSA.it

Nenhum comentário: