Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 27 de março de 2010

Audiência recorde em programa crítico a Berlusconi

Um programa televisivo contra o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, apresentado ontem à noite por um jornalista da RAI (a televisão pública da Itália), cuja transmissão semanal foi proibida por motivo das próximas eleições regionais - e pelo qual foi retransmitido por emissoras locais, via satélite e pela Internet, atingiu um público recorde, segundo divulgou hoje a imprensa local.

A dois dias das eleições regionais, em 13 das 20 regiões da península, o programa intitulado Raiperunanotte (RAI por uma noite) e dedicado à "liberdade de expressão", reuniu cerca de 200 mil espectadores na web, com uma audiência de 13%, afirmaram os organizadores.

A RAI, que reúne os três canais públicos, decidiu interromper antes das eleições todas as transmissões políticas, para evitar o favorecimento de um partido (a chamada "par condition"), o que provocou uma polêmica no debate eleitoral.

Diante da proibição, o jornalista Michele Santoro, apresentador do Annozero, organizou "Raiperunanotte", transmitido ao vivo de Bolonha (Emilia Romagna, centro do país) e retransmitido em telões de 200 cidades, entre as quais Roma e Nápoles, além de 40 estações locais e em "streaming" com vários sites eletrônicos.
Entre outras cosas, se difundiu um filme que mostra o ditador Benito Mussolini discursando às massas, seguido por um vídeo de um discurso de Berlusconi.

"Deveria ser muito severo", disso o primeiro-ministro, que estava em Bruxelas para cúpula da União Europeia para aprovar um plano de ajuda à Grécia, "porque as pessoas são acusadas de tudo, sem ter a chance de se defenderem".

 (ANSA)

Nenhum comentário: