Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tarso Abre o Jogo: Itália desreipeita e Humilha o Brasil

Por Celso Lungaretti




"Essa postura da Itália de querer dobrar o Judiciário brasileiro é uma vergonha e uma tentativa de humilhação para o Brasil", afirmou o ministro da Justiça Tarso Genro, criticando incisivamente a "arrogância" italiana.

Segundo Tarso, a Itália, tentando impor-nos uma sentença contestadíssima de 22 anos atrás, referente a episódios ocorridos ainda no contexto da guerra fria (há três décadas!), passa por cima, inclusive, das tradições civilizadas:

"Essa questão do refúgio é internacional e está em todas as legislações democráticas, em todas as constituições que preservam o direito das pessoas. É uma questão de fórum interno do governo, seja do Poder Judiciário ou do Executivo."

Tarso vai além, acusando a Itália faltar ao respeito com as instituições brasileiras:
"Essa postura que a Itália vem desenvolvendo pressionando o governo brasileiro e o Poder Judiciário em ações judiciais, eles não têm competência nem representação. É um desaforo ao estado brasileiro e à democracia do país. Uma falta de respeito completa às nossas instituições e à nossa história democrática, inclusive em relação à Lei do Refúgio".

FRED VARGAS: ITÁLIA BLEFA

A escritora francesa Fred Vargas avalia que há muito de jogo-de-cena nas declarações bombásticas de autoridades italianas, ameaçando ou insinuando reataliações caso o Brasil não ceda às pressões para extraditar Battisti.

Segundo Fred Vargas, o premiê italiano Silvio Berlusconi não vai "declarar guerra ao Brasil" se a decisão o contrariar. E lembrou:
"Quando [o presidente francês Nicolas] Sarkozy decidiu que Marina Petrella permanecesse na França a ira da Itália durou apenas duas semanas".

O episódio a que ela se refere aconteceu no em 2008, quando o presidente francês rejeitou um pedido de extradição italiano para Petrella, ex-integrante das Brigadas Vermelhas acusada de assassinato de um policial, roubo à mão armada, sequestro e tentativa de sequestro.

A Justiça francesa ordenou a extradição, mas Sarkozy discordou, por motivos humanitários. E as relações franco-italianas continuaram exatamente as mesmas, depois de duas semanas de desabafos retóricos...

http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2009/11/tarso-abre-o-jogo-italia-...

3 comentários:

Markim disse...

Esses malditos políticos e suas leis que só os favorecem, em vez de se preocuparem com milhares de desabrigados e famintos espalhados por seu país ficam ai se promovendo na mídia com discussões idiotas.

Esse tipo de coisa me revolta somos apenas marionetes de um suposto sistema democrata que vem explorando a todos descaradamente, agora vem me dizer que a atitude da Itália é uma vergonha? Acho que esse ministro tem que olhar em volta e perceber o que realmente é uma vergonha.

Abraços.

Claudinha disse...

E Tarso está completamente certo, independentemente da decisão que se tome, do caso que estejamos tratando! A Itália tenta decidir como uma nação deve conduzir suas decisões judiciais? Berlusconi é um palhaço sem moral, bobo da corte. Como a Itália ainda o suporta?
Beijos!

Unknown disse...

A Itália é um país democrático e tem suas bases judiciais consolidadas. Dizer que Battisti vai sofrer represália ideológica se for deportado é dizer que a Itália não vive uma democracia. Battisti cometeu assassinatos e deve pagar por isso.

Um forte abraço!