Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Diretores do Google Itália são condenados por vídeo com deficiente


Um tribunal de Milão condenou a seis meses de prisão três dirigentes do Google Itália pela divulgação em 2006 de um vídeo com humilhações a um jovem com síndrome de Down em uma escola de Turim (Itália).O tribunal milanês condenou a seis meses de prisão três dos quatro acusados pelo crime de invasão de privacidade, mas desconsiderou a acusação de difamação.

Os acusados são David Carl Drummon, ex-presidente do Conselho de Administração do Google Itália e atual vice-presidente sênior; George de los Reyes, ex-membro do Conselho de Administração do Google Itália e atualmente aposentado; e Peter Fleitcher, responsável para as estratégias de privacidade do Google na Europa.O diretor absolvido foi Arvind Desikan, responsável do projeto "Google Vídeo" para a Europa, que era acusado apenas de difamação. O juiz não sentenciou o ressarcimento que tinham pedido as partes civis, a Prefeitura de Milão e a associação de pessoas com a síndrome de Down, Vividown.

O vídeo em questão mostrava como o jovem, portador de Síndrome de Down, era insultado e alvo de piadas por parte de seus colegas de uma escola de Turim. As imagens foram divulgadas em setembro de 2006 durante dois meses em "Google Vídeo".

A gravação foi divulgada em 8 de setembro e permaneceu até 7 de novembro sem que fosse retirada. Ela tinha sido incluída na categoria de vídeos mais divertidos e tinha chegado ao posto número 29 das imagens mais vistas. Após a sentença, um porta-voz do Google Itália, Marco Pancini, anunciou que os réus recorrerão da sentença já que "representa um ataque aos principais fundamentos da liberdade na qual se baseia a internet". Pancini acrescentou que os diretores estão "profundamente perturbados" já que "eles não divulgaram, não gravaram, nem puderam ver o vídeo". O porta-voz explicou que "se os responsáveis do Facebook ou do YouTube fossem responsabilizados pelo material que se divulga, isso significaria o final da internet como a conhecemos"

Segundo o promotor do caso, "o direito da empresa não pode prevalecer sobre a dignidade". Para ele, a sentença representa "uma palavra-chave para defender a proteção das pessoas".

EFE

Esquerda quer 'invasão de estrangeiros' na Itália, afirma Berlusconi

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, acusou nesta quarta-feira (24) a esquerda de desejar uma "invasão de estrangeiros" para aumentar seu eleitorado com vistas à eleição regional de março. Uma campanha de repressão à imigração ilegal foi bem acolhida pelos italianos, e Berlusconi espera enfatizar essa questão antes da eleição, em parte para desviar a atenção do escândalo de corrupção que pode prejudicar a sua coalizão de centro-direita.

"A esquerda quer escancarar as portas aos estrangeiros", disse Berlusconi num comício. "Ela não quer imigração, mas invasão de estrangeiros para mudar a base eleitoral."



A imigração é um assunto delicado na Itália, que luta para integrar sua crescente população oriunda da África e do Leste Europeu, mas sem perder sua identidade nacional. Parlamentares de esquerda acusaram o primeiro-ministro de tentar desviar a atenção das denúncias que afetam sua coalizão, e que são comparadas por muitos aos escândalos apelidados de "Tangentopoli" (algo como "propinolândia") no começo da década de 1990.

"Por enquanto a verdade está clara para todos, que o primeiro-ministro eleva a temperatura e fala absurdos para esconder suas dificuldades", disse Marina Sereni, do Partido Democrático (centro-esquerda).

Guido Bertolaso, o influente diretor da Defesa Civil, e Denis Verdini, coordenador do Povo da Liberdade, partido de Berlusconi, foram envolvidos no escândalo de corrupção. Um senador de centro-direita também pode ser preso por lavagem de dinheiro.

Uma pesquisa publicada na semana passada pelo jornal La Repubblica mostrou que a aprovação a Berlusconi caiu de 48 para 46 por cento.

Num sinal de desgaste interno da coalizão governista, o dirigente partidário Gianfranco Fini se distanciou das declarações do premiê sobre a imigração. Fini, que nos últimos anos passou da extrema direita para o centro, há meses tem atritos com Berlusconi.

Rape, cipolle & scalogno

Você já viu cabeça de bacalhau? E filé de esturjão, o peixe do caviar, já comeu?

Algumas coisas são difíceis de encontrar e nem nos damos conta. Na Itália, é impossível encontrar beterraba crua. Bom, no norte da Itália é assim, mas acredito que no sul não seja diferente. Aliás, beterraba crua pode ser encontrada já cortada bem fininha, em embalagens prontas para salada. E só. Para facilitar a limpeza da dona de casa, a beterraba já vem cozida e embalada.

Existe mais de um tipo de planta que podemos chamar de beterraba, que na Itália são divididas em barbabietola (Beta vulgaris) e rapa (Brassica rapa), que pode ser vermelha/roxa ou branca e é usada na produção de açúcar e álcool, mas que também pode ser encontrada facilmente em qualquer supermercado na seção de verduras, crua. Já a beterraba tradicional, só cozida ou assada. O consumo de ambas é alto, assim como a quantidade de receitas.

Se pensarmos na Itália antes da massa, trazida por Marco Polo, do tomate e do milho (polenta), trazidos das Américas e do arroz, trazido pelos árabes e espanhóis, sobra uma curiosidade imensa sobre a alimentação da muita gente que aqui vivia. Entre outras coisas, como caça e pães de diversas espécies e matérias-primas, o povo consumia muita cebola e beterraba. Experimente assar no forno por uma hora e meia, duas horas, a 180 graus, grandes cebolas e grandes beterrabas, com casca e tudo. Descasque ainda quente e tempere com azeite de oliva extra virgem, sal e pimenta do reino. Sirva como entrada ou contorno, quentes ou frias.

São diversos os tipos de cebolas. Brancas, vermelhas, douradas, achatadas, alongadas, redondas… Nem todo italiano come alho, mas nunca vi nenhum rejeitar cebola, que aliás, são parentes: cebola: Allium cepa; alho: Allium sativum; scalogno: Allium ascalonicum. E você pergunta “Isca o quê?” Isso mesmo, scalogno (se pronuncia scalonho), que é mais uma cebola que alho, mas está entre os dois. A cebola é rica em sais minerais e vitaminas, principalmente a vitamina C, mas contém muitos fermentos que ajudam a digestão e estimulam o metabolismo. Diurética e anti diabética, é usada como antibiótico natural, como bactericida (basta passar um pouco de suco na parte a ser desinfetada), expectorante e depurativa, sendo muito usada para facilitar a circulação por ser fluidificante.
Garrafada de cebola:
Corte em fatias bem finas 500 gr. de cebola e deixe macerar em um litro de vinho branco seco por três dias, em ambiente protegido do calor e da luz. Uma xícara de café entre as refeições três vezes ao dia e você acaba de encontrar um alívio a problemas às vias urinárias e renais, mas os diabéticos também a consomem, exatamente por ser fluidificante.

Mas não é só remédio, não. A cebola está presente em todas as cozinhas italianas e a quantidade de receitas é longa e antiga, assim como a quantidade de variedades. Existem cebolas que chegam ser levemente adocicadas e cada uma é indicada a uma específica receita. A minha preferida é a cebola vermelha de Tropea, que está entre as cebolas suaves, de forma alongada e perfume característico. Além do scalogno, é claro. Ou não é?

Cebolas recheadas – para 6 pessoas:
6 cebolas brancas grandes
50 gr. de Parmigiano Reggiano
250 gr. de carne moída (ou as sobras da carne assada de ontem)
3 ovos
Miolo de pão
Leite
Farinha de rosca
Dois dentes de alho
Pimenta do reino
Sal
Salsinha
Azeite de oliva
Meio copo de vinho branco

Descasque as cebolas e deixe por dez minutos em água fervente com sal. Escorra as cebolas tendo o cuidado de reservar a água em uma vasilha e, com ajuda de uma colher de chá, retire o miolo das cebolas sem cortá-las.

Ponha o miolo de pão de molho em um pouco de leite e refogue o miolo retirado das cebolas com um pouco de azeite. Quando dourar, junte a carne moída e o vinho, abaixe o fogo e deixe por dois ou três minutos.

Em uma tigela, misture o Parmigiano, o alho amassado, a salsinha batidinha, os ovos, o miolo de pão já amolecido e a pimenta do reino. Misture bem e adicione o miolo de cebola refogado com a carne. Recheie as cebolas, passe-as na farinha de rosca e coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por uns quinze minutos, ou até que fiquem gratinadas, banhando de vez em quando com a água de cozimento das cebolas. Sirva quente.

O preço a pagar pela cebola é o hálito, que se não chega a proteger dos vampiros, espanta pretendentes e desestimula amantes. A solução pode ser um cravo-da-índia, devidamente desprovido da cabeça – que pode causar taquicardia – deixado no canto da boca. Mas o ideal é que ambos dividam o prazer da cebola juntos e se amem sem precisar do cravo-da-índia.

...Ainda não entendeu o que é scalogno?

scalogno
(Lo scalogno ha un sapore tra l'aglio e la cipolla. Dello scalogno si consuma solo il bulbo dall'aspetto simile all'aglio, ma racchiuso in un involucro che può essere, secondo, la varietà, grigio o rosso. http://www.blogger.com/goog_1267097571329


Dica: Blog do Ale'italia

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Festas Italianas: começa o Carnaval dos Povos de Gênova


O Carnaval de Gênova chama-se há vários anos de Carnaval dos Povos. Não por acaso, pelo menos uma vez por ano, a cidade fica no centro do Mediterrâneo.

As comemorações duram duas semanas, de 5 até 20 de fevereiro e oferecem uma programação intensa. Cada um dos 9 municípios, que formam a cidade de Gênova será ligado a um país do Mediterrâneo. Os grupos musicais e as escolas ou companhias de dança de nove Municípios deverão produzir músicas originais e coreografias de carnaval inspiradas em nove realidades artísticas da worldmusic.

Esta iniciativa, tão importante, é um sinal de paz e de troca cultural que já viu a participação de 120.000 presenças na última edição.


Foto Alex Scarcella
http://www.blogbelavida.com.br/

Dica: Blog AleItália

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Itália responde as acusações do Irã contra Berlusconi

O governo italiano respondeu hoje às críticas da imprensa iraniana, que acusou o primeiro-ministro Silvio Berlusconi de estar a serviço dos "patrões israelenses".
"Nós estamos a serviço dos nossos valores e dos nossos ideais", disse o chanceler italiano, Franco Frattini, ao ser questionado sobre o tema. Já "imaginávamos uma reação do Irã", continuou.
Mais cedo, o site da TV e da rádio estatais iranianas acusou Berlusconi de fazer "uma série de favores aos patrões israelenses", ao comentar a sua recente visita ao Estado judeu.
Em uma viagem de três dias a Israel, iniciada na última segunda-feira, além de assinar acordos bilaterais em diversas áreas, o chefe de Governo italiano fez críticas indiretas ao mandatário iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Ele também pediu "sanções mais fortes" contra o programa nuclear desenvolvido por Teerã.

Na ocasião, Frattini, que acompanhou a delegação italiana a Telaviv, deixou claro o distanciamento do país europeu em relação ao regime iraniano. Segundo ele, o governo não fomentaria mais investimentos de empresas italianas em Teerã.

Hoje, o ministro das Relações Exteriores enfatizou tal posicionamento ao afirmar que a Itália será "sempre leal às alianças com a Europa, com os Estados Unidos, com os países democráticos e com aqueles do mundo árabe que são contra a bomba atômica iraniana".

(ANSA)