Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Matrícula nas Universidades Italianas

A Itália possui mais de cem Universidades públicas, sendo que as particulares são uma percentagem mínima.

Cada Universidade possui autonomia financeira e didática, oferecendo cursos diferentes na área de graduação (Laurea Triennale, Laurea a Ciclo Único e Laurea Specialistica) e de pós­-graduação (Masters, Corsi di Specializzazione e Dottorati di Ricerca), assinando convênios com universidades de outros países e disponibilizando vários programas de intercâmbio. Apesar de pública, a Universidade não é gratuita de forma absoluta, sendo exigido apenas o pagamento de uma taxa anual de matrícula, que é dividida em duas parcelas e que varia conforme a renda da família. A taxa mais alta é do curso de Medicina, a qual para famílias de alta renda chega a custar aproximadamente € 2.000,00 ao ano.

Os documentos exigidos ao estudante brasileiro ou italiano com formação escolar brasileira para se matricular nos cursos de graduação (Laurea Triennale e Laurea a Ciclo Único) são:

Diploma de segundo grau;

Declaração de aprovação na prova vestibular;

Histórico acadêmico, em que devem constar todas as disciplinas previstas para os primeiros dois semestres do curso e as relativas menções.

Observação importante: Os originais de todos os documentos citados acima, após a autenticação dasassinaturas dos respectivos diretores escolares e acadêmicos em cartórios, devem ser traduzidos por tradutor juramentado. Os originais autenticados e acompanhados de tradução juramentada, deverão em seguida ser apresentados à Embaixada da Itália, competente para o Distrito federal, ou ao Consulado da Itália de competência territorial, que os legalizarão, devolvendo-os ao interessado após realizar as cópias conformes aos originais, as quais irão integrar a documentação de matrícula. Além disso, é indispensável que os documentos escolares originais apresentem o carimbo da respectiva Secretaria Estadual de Educação e que os documentos acadêmicos originais apresentem a indicação da portaria com a qual o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil reconheceu o curso de graduação.

A exigência de ter cursado os dois primeiros semestres em qualquer faculdade, pública ou particular, independentemente de corresponderem ao curso de graduação italiano escolhido, é conseqüência do fato que o currículo escolar pré-universitário na Itália é de 13 anos, exigindo-se para o segundo grau 5 séries e não três, como acontece no sistema de ensino brasileiro. É importante lembrar que não è suficiente a simples matrícula nos dois semestres e sim, ter êxito em todas as matérias neles previstas.

Veja mais informações em

http://www.ambbrasilia.esteri.it/

Itália.Org

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Presidente da região italiana de Lazio sai após suposto vídeo com transexual

Piero Marrazzo teria sido chantageado por policiais, diz investigação.

Um dos envolvidos no caso seria brasileiro, segundo jornais italianos.

O presidente (governador) da região italiana de Lazio, Piero Marrazzo, demitiu-se nesta terça-feira (27) depois que foi revelado na semana passada um vídeo em que supostamente aparece em atitude carinhosa com um transexual.

Quatro policiais teriam chantageado o político por conta do vídeo, gravado em julho em um apartamento na capital italiana, Roma, que fica na região de Lazio. Os quatro estão presos.

Segundo a imprensa local, um dos transexuais envolvidos no escândalo seria brasileiro e se chamaria Brenda.

Marrazzo, de 51 anos, é casado, tem três filhas, e pertence ao Partido Democrata, que faz oposição ao governo de centro-direita do premiê Silvio Berlusconi.



Em texto divulgado na internet, Marrazzo diz que a situação tornou sua permanência no cargo insustentável.

"Minha condição pessoal de extremo sofrimento faz com que minha permanência à frente da região não seja mais útil para os cidadão de Lazio", diz o comunicado.

Ele disse que sua renúncia era "final e irrevogável". Ele também disse que sempre agiu "pelo bem dos cidadãos", mesmo tendo cometido "erros pessoais" em sua vida privada.

No sábado, Marrazzo havia deixado o posto provisoriamente nas mãos do vice Esterino Montino.

O escândalo veio à tona depois da prisão dos quatro policiais militares que teriam pedido a Marrazzo 80 mil euros para não divulgar o vídeo, que ainda não veio a público.

Os policiais defenderam-se negando a chantagem e dizendo que foi o político quem lhes ofereceu dinheiro.

As autoridades estão investigando se realmente houve pagamento.

Agora, Marrazzo, que deve formalmente continuar no cargo, tem 90 dias para chamar novas eleições. A campanha eleitoral deve durar 45 dias.

sábado, 24 de outubro de 2009

A Imigração Italiana

Vindo para o Brasil em busca do sonho de uma vida melhor e de paz, os italianos construíram aqui grandes colônias, que os transformaram em um dos povos mais queridos e influentes da cultura brasileira.

Personagens insólitos de novelas, macarronada aos domingos e até nome de time de futebol. A influência dos italianos marcou de forma definitiva o Brasil desde que esses imigrantes começaram a vir para cá no século XIX. Até mesmo personagens revolucionários, como Giuseppe Garibaldi, vieram para o nosso país e ajudaram a construir a história brasileira.

O resultado da vinda dos italianos para o Brasil pode ser sentido até hoje em redutos centenários; em alguns bairros, como o famoso Bixiga, em São Paulo; e em cidades inteiras, como Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Colônias como essas abrigam desde as tradicionais cantinas, com pratos que já se misturaram à culinária do país (quem pode dizer que a pizza não é brasileira?), até torcedores de times genuinamente italianos, como o Palmeiras — que originalmente se chamava Palestra Itália, mas foi forçado a mudar de nome durante a Segunda Guerra Mundial.

Toda essa história teve início no século XIX, quando ocorreram grandes modificações políticas e econômicas na Europa. Terminadas as guerras napoleônicas, o Congresso de Viena (1814/1815) estabeleceu arbitrariamente novos estados, formas de governo e alianças, sem levar em conta a opinião dos povos a eles submetidos.

Assim, a Itália viu-se dividida em sete estados soberanos e, como conseqüência, houve o surgimento do ideal de unificação, a qual foi obtida apenas em 1870, graças a Vitor Emanuel II, ao primeiro-ministro Cavour e ao herói da Revolução Farroupilha, Giuseppe Garibaldi.

Terminada a luta, o sonho de paz e prosperidade foi substituído por uma dura realidade: batalhões de desempregados e de camponeses sem terras, que não tinham como sustentar sua família.

E a Revolução Industrial na Europa acabou piorando essa situação, já que o advento das máquinas provocou a substituição do trabalho humano e com muito mais lucro e perfeição. Diante desse quadro, a solução encontrada por esses trabalhadores foi sair de seu país em busca de novas terras, inexploradas e ricas. “Basicamente, todos os povos que imigraram do final do século XIX até metade do século XX fizeram isso porque as condições socioeconômicas em seu país de origem eram precárias”, conta Luciana Facchinetti, mestre em História Social.





Ilustração do italiano Giuseppe Bandi, publicada em 1889 mostrando Giuseppe Garibaldi carregando o corpo de sua mulher, Anita Garibaldi, morta por soldados papais, em 1849. Ambos são heróis tanto no Brasil quanto na Itália.


Norte versus Sul

Embora a crise econômica de toda a Itália tenha se intensificado durante o final do século XIX, ela não abalou da mesma forma as diversas regiões do país.

O norte foi a primeira área a ser atingida, pois foi ali que começou a ser desenvolvida a industrialização, que acabou deixando os agricultores (que complementavam sua renda com o trabalho artesanal) sem emprego e sem um mercado no qual pudessem vender seus produtos — que não podiam competir com os produzidos pelas fábricas locais ou com os importados.

Foi essa região da Itália que forneceu as primeiras grandes levas de imigrantes. O sul só viveu esse processo mais tarde, principalmente a partir do início do século XX. Atualmente, por ter sofrido antes o processo de industrialização, o norte da Itália apresenta uma economia bem mais desenvolvida que o sul, que permaneceu baseado no sistema agrário por muito mais tempo.

Fonte: Educacional

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

H.O.T vence o festival de Roma


FILME SOBRE TRÁFICO DE ÓRGÃOS QUE CITA O BRASIL VENCE FESTIVAL DE ROMA


clique aqui e leia reportagem


O filme "H.O.T. - Human Organ Traffic" (2009), que fala do tráfico internacional de órgãos e cita o Brasil, recebeu o Prêmio Enel Cuore de Melhor Filme Social na quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Roma.

Dirigido por Roberto Orazi e produzido pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, o documentário de 60 minutos recebeu também um prêmio de 30 mil euros.

Produzido na Itália, "H.O.T. - Human Organ Traffic" fala também de países como Índia, Nepal, África do Sul e Turquia.

No Brasil, o filme retratou favelas da cidade de Recife e mostrou crianças despojadas de seus órgãos em hospitais. Em um dos casos retratados, um rim é retirado no país e transportado até a África do Sul para o transplante.

O principal aspecto do filme é a pobreza que leva as pessoas a venderem partes de seus corpos voluntariamente, ao contrário do que muitas produções anteriores documentam quando falam de tráfico de órgãos.

Por meio de câmeras escondidas e falsos compradores, "H.O.T. - Human Organ Traffic" denuncia a atividade dos traficantes e a cumplicidade de cirurgiões, governos, máfias internacionais, agências de turismo e bancos especializados em lavagem de dinheiro.

Também foram laureados no festival "L'Uomo que verrá", de Giorgio Diritti, vencedor do Prêmio Melhor Juventude; "Brotherskab", de Nicolò Donado, ganhador do Prêmio Borboleta de Ouro; "No one's child", de Stefan Arsenijevic, que levou o Prêmio de Melhor Projeto Europeu; entre outros filmes.

O quarto Festival Internacional de Cinema de Roma começou no dia 15 e termina hoje.

Ainda falta ser entregues as premiações Marco Aurélio de Ouro. (ANSA)

No Blog A Verdade nada mais que a Verdade

H.O.T. Tráfico de Órgãos Humanos - Paulo Pavesi


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cidadania x Consulados: o outro lado da questão


Cidadania italiana: nos consulados, um lado da questão que nem sempre é considerado. Quando o assunto é obtenção de cidadania italiana o enfoque da abordagem invariavelmente é unilateral: críticas sobre críticas à burocracia legal, à lentidão dos processos, às filas e ao atendimento nos consulados. Embora seja um direito inalienável dos descendentes reconquistarem a cidadania, de certa forma usurpada de seus ancestrais, o debate sobre a questão tem um viés fundamentalista na medida em que não se concede espaço, e não se analisa com distanciamento crítico-reflexivo, o “outro lado”. Especialmente o lado do corpo funcional dos consulados, cuja missão cotidiana é basicamente encaminhar e resolver uma tarefa recorrente: cidadania.

Tomando como exemplo o consulado de Porto Alegre, que inclusive já foi alvo de um atentado – coquetéis molotov foram atirados na porta do prédio no ano passado - quem passa a freqüentar o local, se for imbuído de um mínimo distanciamento, pode se surpreender tanto com a postura dos integrantes do órgão, quanto com o comportamento dos demandantes.

A primeira impressão de quem ingressa no prédio do consulado é extremamente positiva, por conta da solicitude e da educação dos funcionários que recebem os demandantes. Mesmo diante de algumas pessoas que fazem questão de revelar uma empáfia descabida, de também de outros irritadiços e impacientes, os funcionários atendem a todos com o mesmo respeito, liberando passaportes, prestando informações e distribuindo fichas para atendimento.

No terceiro andar do consulado, onde em diferentes salas são encaminhadas etapas das solicitações, outros funcionários atendem as pessoas de maneira informal. Alguns não se conformam por não estarem com algum documento conforme o exigido legalmente e não relutam em descarregar sua inconformidade sobre os funcionários, como se eles fossem os culpados por seus esquecimentos ou pelas normas estabelecidas.

Na manhã da última terça-feira (13), por exemplo, quem esteve no terceiro andar do consulado não pode deixar de notar o verdadeiro ataque que acometeu uma jovem. Em uma das salas, ela literalmente berrava, exaltando-se com uma funcionária por algo que não dera certo em seu encaminhamento.

Por mais que a funcionária tentasse explicar as razões, e o procedimento que ela deveria tomar, a moça não recuou, teimando em sua tese. Apesar da situação tensa, a funcionária em nenhum momento perdeu a compostura. É de se imaginar quantas vezes por semana esses funcionários são obrigados a enfrentar esse tipo de circunstância.

Cidadania é um direito inalienável dos descendentes. Não importa qual seja o interesse subjacente ou explícito na demanda. Do resgate simbólico-afetivo de uma cidadania que, de certa forma, foi perdida pelo ancestral, à conveniência de um passaporte “rosso”.

Mas quem quer efetivar na prática, no papel, o que corre em suas veias, precisa ter em conta que o consulado - e toda a sua estrutura, incluindo funcionários - faz parte desse contexto. É a Itália oficial aqui, materializada.

Não é neste âmbito que se coloca em prática a teoria conspiratória contra a concessão da cidadania. E onde trabalham “agentes” cuja única missão é complicar a vida de quem aspira a cidadania. O consulado e seu corpo funcional não fazem as leis.

As coisas não são fáceis, o caminho burocrático é um percurso longo, que pode ser acidentado. Mas tudo pode fluir com mais naturalidade se os espíritos se desarmarem, e se todos se olharem como conazionali, com respeito, educação e fraternidade.

Redação revista eletrônica Oriundi

Dica: Itália.org

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ronaldinho e Pato dão vitória ao Milan

Deixar o gramado aplaudido pela torcida tem sido algo cada vez mais raro para Ronaldinho. Hoje foi um destes dias. Com o meia-atacante inspirado, o Milan voltou a vencer no Campeonato Italiano depois de três rodadas ao bater a Roma por 2 a 1. O brasileiro marcou o primeiro gol da equipe de Milão e fez um belo lançamento para o bonito gol de Alexandre Pato, que definiu o placar a favor do time dirigido pelo brasileiro Leonardo. Menez descontou para a equipe da capital.

O resultado deu um impulso ao Milan na tabela de classificação - saiu do 14º para o sétimo lugar - e ânimo para a partida de quarta-feira contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões, jogo que marcará o reencontro de Kaká com o seu ex-clube.

O líder na Itália, contudo, é a rival do Milan, a Inter de Milão, que no sábado goleou o Genoa por 5 a 0 e chegou a 19 pontos. Logo abaixo da Inter vem a Sampdoria, que faz um bom campeonato. Neste domingo, a Samp empatou com a Lazio em Roma por 1 a 1 e chegou a 17 pontos.

Com 15 pontos na terceira e quarta colocações, respectivamente, estão Juventus e Fiorentina que nesta rodada empataram por 1 a 1.

Resultados da rodada do Calcio:

Sábado:

Juventus 1 x 1 Fiorentina

Genoa 0 x 5 Inter de Milão

Domingo:

Udinese 1 x 3 Atalanta

Catania 2 x 1 Cagliari

Livorno 1 x 2 Palermo

Napoli 2 x 1 Bologna

Parma 1 x 0 Siena

Milan 2 x 1 Roma

Chievo 1 x 2 Bari

G1

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Contas públicas: cinco países em risco


A situação das contas públicas no longo prazo na Itália, mas também na França, Hungria, Polônia e Portugal, é "insustentável" mesmo sem considerar eventuais aumentos dos gastos para as aposentadorias. É o que destaca a Comissão Europeia em um comunicado sobre sustentabilidade das contas públicas aprovada ontem (14). É portanto "indispensável" que a Itália, depois da retomada do crescimento, proceda a um "rápido" saneamento das contas para "garantir uma redução estável do seu elevado índice de endividamento", cujos prognósticos indicam que em 2010 chegará a 116%, um patamar nunca atingido desde o nascimento do euro. Para França, Itália, Hungria, Polônia e Portugal, lê-se no documento de Bruxelas, o custo derivado do envelhecimento da população no longo prazo não deve ser "particularmente alto". No entanto, o que determina a "insustentabilidade" das políticas fiscais dos países citados, são as "condições de partida" de suas contas públicas, especifica a Comissão. Em todos os cinco países, lê-se no documento, "a crise e o apoio à retomada do crescimento, indica um caminho de rápido aumento da relação dívida-PIB (Produto Interno Bruto), compensando rapidamente os progressos conquistados nos últimos anos no saneamento das contas".

Tremonti: o risco do país é médio - "Ao ler o relatório sobre os riscos da Itália, verifico que se trata de uma informação já adquirida; e que o risco-país é médio". Assim o ministro italiano da Economia, Giulio Tremonti, comentou o comunicado divulgado pela União Europeia sobre a sustentabilidade das contas públicas. "No entanto, o impacto pode ser bastante prejudicial, (...) porque o excesso de informações é deletério", opinou.


Com informações da Ansa
Dica: Blog do Alê

Documentos revelam que Mussolini espionou para a Grã-Bretanha


Ele fazia parte do eixo nazista que quase deixou a Grã-Bretanha de joelhos na Segunda Guerra Mundial, mas documentos históricos agora revelam que o ditador italiano Benito Mussolini já esteve na folha de pagamento da inteligência britânica. Durante a Primeira Guerra Mundial, Mussolini era um jornalista socialista que dirigia o jornal popular Il Popolo d'Italia em Milão. Na época, a Itália era aliada à Grã-Bretanha e à França na luta contra a Alemanha.

Os serviços secretos britânicos precisavam desesperadamente que Mussolini imprimisse propaganda em prol da guerra para manter a Itália na batalha, disse o historiador Peter Martland, de Cambridge, que descobriu detalhes dos pagamentos semanais de 100 libras feitos pelo MI5 a Mussolini em 1917.

- A inteligência britânica estava subsidiando o jornal de Mussolini e de forma barata. Mas era uma parte de uma campanha maior para fazer com que a Itália permanecesse na guerra - disse Martland.

Martland disse que os pagamentos foram autorizados por Sir Samuel Hoare, um parlamentar que chefiava uma equipe de espiões de 100 pessoas cujo objetivo principal era manter a Itália como aliado. Embora 100 libras por semana fosse muito dinheiro há 92 anos, era uma gota no oceano comparado ao que a Grã-Bretanha gastava no esforço de guerra.

- É muito dinheiro, mas essa guerra estava custando 4 milhões de libras por dia, perto de 13 milhões de libras por semana - disse Martland.

Mussolini contratou brutamontes para espancar manifestantes pacifistas -uma tática que ele reutilizaria com seus camisas-negras fascistas.

- Mussolini estava usando violência nas ruas. Ele era um brigão e estava mobilizando veteranos. Uma das definições do fascismo é que a violência é uma ferramenta política legítima, então esse foi o começo de como seria a era dos Camisas Negras de Mussolini - disse Martland.

Embora Martland diga que o MI5 foi "astuto" em recrutar Mussolini, duvida que "Il Duce" gastou o dinheiro que ganhou dos britânicos na sua campanha bélica.

- Parte do dinheiro subvencionou seu jornal, mas conhecemos Mussolini e sabemos que ele era um mulherengo. Ele achava que era um super-homem, então não é descabido pensar que grande parte deste dinheiro foi para suas amantes - explicou.

Reuters

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Músicas Italianas - Cose Della Vita, Eros Ramazzotti e Tina Turner

Uma música fantástica cantada em Italiano por Eros, e em Ingles, pela Tina, marcou época, e muitos corações...



Sono umane situazioni
quei momenti fra di noi
i distacchi e i ritorni
da capirci niente poi
già...come vedi
sto pensando a te...sì...da un po'

they're just human contradictions
feeling happy, feeling sad
these emotional transitions
all the memories we've had
yes, you know it's true
that I just can't stop thinking of you
no I just can pretend all the time that we spend could die
wanna feel it again, all the love we felt then

confinanti di cuore solo che ognuno sta
dietro gli steccati degli orgogli suoi
sto pensando a te
sto pensando a noi...
sono cose della vita
vanno prese un po' così

some for worse and some for better
but through it all we've come so far

già...como vedi
io sto ancora in piedi
perché
sono umani tutti i sogni miei
con le mani io li prenderei, sì perché

what is life without a dream to hold?
take my hand and never let me go
but it's part of life together
oh what future does it hold?

sono cose della vita
ma la vita poi dov'è

yes, you know it's true
that I just can't stop thinking of you
questa notte che passa piano accanto a me
cerco di affrontarla, afferrarla

if our hearts miss a beat or get lost like a ship at sea
I want to remember, I can never forget
I just can't stop thinking of you

sto pensando a noi

I just can't stop
can't stop

Manifestação contra homofobia reúne milhares na capital italiana

Jovem gay agredido em agosto estava entre participantes.
Ministra anunciou campanha contra homofobia nos meios de comunicação.



Milhares de pessoas - 50 mil, segundo os organizadores - protestaram neste sábado (10) pelo centro de Roma contra a homofobia e para exigir igualdade, em uma marcha convocada pelo movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

Um grande cartaz, no qual se podia ler a mensagem "livres e iguais em dignidade e direitos", carregado entre outros pelos ex-deputados e dirigentes do movimento homossexual italiano Vladimir Luxuria e Franco Grillini, abriu a manifestação, que fez um percurso da Praça da República até a Praça Veneza, no centro da cidade.



Durante a manifestação, Dino, um jovem que em agosto foi agredido nas imediações do centro recreativo Gay Village, em Roma, disse que os homossexuais querem caminhar pelas ruas "seguros" e querem levar "uma vida normal", e pediu aos governantes que destinem um fundo para as vítimas da homofobia.

Outros homossexuais disseram que tinham viajado até Roma de outras cidades para dizer "não" à "onda de violência" contra os gays e para reivindicar a liberdade para poderem caminhar e se beijar nas ruas, "o que agora não podemos fazer porque temos medo", segundo um deles.

Durante o comício, foi transmitida uma mensagem da ministra de Igualdade de Oportunidades, Mara Carfagna, de que o Executivo está junto com os gays, lésbicas e transexuais na luta contra a intolerância e a discriminação.

"Vocês não estão sós nessa batalha. Minha vontade é de lutar contra a discriminação, em todas as suas formas e onde houver", dizia a mensagem, na qual acrescentou que está sendo discutida no Governo uma lei mais severa para os crimes cometidos por motivos discriminatórios.

A ministra também anunciou uma campanha nos meios de comunicação contra a homofobia e todas as formas de intolerância.

Informações da EFE

Maioria de italianos aprova perda de imunidade de Berlusconi

A maioria dos italianos concorda com a decisão judicial que tirou a imunidade do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, mas apenas uma minoria quer a antecipação das eleições, segundo pesquisas publicadas neste domingo.

Berlusconi ficou furioso com a decisão do Tribunal Constitucional que rechaçou uma lei que dava a ele imunidade judicial. Assim, os casos de fraude e corrupção vinculados com seu império empresarial Mediaset podem prosseguir.

Berlusconi acusou o tribunal e os meios de comunicação de fazerem parte de uma conspiração de esquerda para derrubá-lo.

Duas pesquisas mostram que os italianos, que o elegeram pela terceira vez no ano passado, não concordam com as acusações.

Uma sondagem do IPR publicada pela agência de notícias Ansa mostrou que 59 por cento dos italinos concordam com a decisão. Mas apenas 25 por cento querem que Berlusconi reduza seu mandato, previsto para acabar em 2013, e convoque novas eleições.

Uma pesquisa da ISPO para o jornal Corriere della Sera apontou que 72 por cento da população desaprovam a lei de imunidade.

Reuters

sábado, 10 de outubro de 2009

Sabores da Itália

É do norte da Itália o queijo mais antigo de que se tem notícia: a produção do Parmigiano segue uma tradição de oito séculos.

Pastos com o perfume das colinas Parmigianas e Reggianas formam uma paisagem dourada. Lá, monges beneditinos da Idade Média inventaram o queijo mais antigo de que se tem noticia – e um dos mais caros hoje em dia. Dentro de apenas uma sala do Mosteiro, está o equivalente a R$ 13 milhões em queijo.

O queijo mais copiado do mundo se mantém fiel a uma tradição de oito séculos. O Parmigiano Reggiano é feito com leite coalhado, muito envelhecido; é um leite parcialmente desnatado, rico em fermentos lácteos.
Conhecemos Casaro, que faz o queijo Parmigiano. Ele coloca o coalho natural de vitela no tambor e sente o ponto com a mão – determinante para a boa qualidade. Se Casaro errar, o prejuízo pode ser grande. Cada tacho produz apenas um queijo, de cerca de 40 quilos.

Muito atento, o queijeiro Luigi Fini separa o leite do soro com um instrumento de nome “spino”. “É preciso coalhar a massa no momento certo. Ela não pode ser muito dura nem muito mole”, conta o profissional.
O Parmigiano ganha a consistência de uma ricota; depois, é envolvido por uma tela de linho e achatado para ganhar o formato original, redondo – como no século 11, quando foi criado.

Os ouvidos são muito importantes na seleção de um Parmigiano de qualidade: é preciso dar pequenas marteladas no queijo para ver se ele é autêntico. Som seco é sinal de qualidade; som com eco, e o produto está reprovado: significa que há cavidades no queijo.

Igino Morini é um experimentador de Parmigiano Reggiano. “Para o teste do perfume do queijo é preciso quebrar sua massa duas partes”, diz ele. “Isto identifica aromas lácteos, vegetais, do feno, de frutas e até de flores”.

O Parmigiano apareceu pela primeira vez na literatura com “Decameron”, de Giovanni Bocaccio. O escritor italiano medieval descreveu de uma forma fantasiosa uma montanha de queijo ralado repleta de gente.

Se, na sua história, o Parmigiano foi sempre mais usado para temperar massas, atualmente vem se afirmando como alimento. Na cidade de Reggio Emilia, é muito comum encontrar uma combinação de morango com Parmigiano.
Parmigiano Reggiano não é uma marca, mas sim um tipo de queijo controlado por um consórcio criado em 1934, que mantém a tradição e a qualidade. Ele é o único queijo capaz de suportar a ausência de gravidade; é o alimento oficial dos cosmonautas russos, pois não perde a estrutura, o sabor e a energia.

O Parmigiano Reggiano foi o último desejo de Molière, o famoso dramaturgo francês, que morreu em 1673 – com o perfume das colinas Parmigianas e Reggianas.

Balcão de Romeu e Julieta em Verona é aberto para casamentos

Aluguel da mansão do século 13 pode chegar a 700 euros.
Jogador de futebol foi o primeiro a se casar no local.

Um Romeu moderno finalmente se casou com a sua Julieta, na cidade italiana de Verona, que autorizou casamentos no balcão onde é ambientada uma das cenas mais famosas da tragédia de William Shakespeare.



A mansão do século 13 da família Cappello - supostamente inspiradora do shakespeariano clã dos Capuleto - há anos é local de peregrinação para amantes do mundo todo, que deixam mensagens nas suas paredes.

Agora, a câmara de vereadores locais resolveu abrir o local aos casamentos, e o primeiro Romeu a aproveitar foi o jogador de futebol Luca Ceccarelli, que atua pela equipe do Verona.

"Eu me sinto muito emocionado. o casamento sempre traz fortes emoções, especialmente em uma situação destas", disse o radiante Ceccarelli antes de trocar alianças com sua Julieta, chamada Irene Lamforti. "Esperamos que isso nos traga muita sorte", acrescentou.

Mas isso tudo não sai barato: uma licença normal de casamento civil na Itália custa cerca de 45 euros (cerca de US$ 64); para não-europeus, a licença de casamento em Verona vai custar quase 900 euros; casais da União Europeia (mas de fora de Verona) pagarão 700.

Por um preço desses, espera-se que os casais sejam felizes para sempre

Veja mais Sobre Romeu e Julieta Aqui:

Reuters

Berlusconi comete gafe e diz ter pago juízes

Ele fazia comentários sobre a decisão da Justiça de retirar a imunidade dele. Berlusconi disse que é o melhor primeiro-ministro que a Itália já teve.

Na Itália, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, acusado entre outros crimes de suborno e fraude, acabou cometendo um deslize.

Ele fazia comentários sobre a decisão da Justiça de retirar a imunidade dele.

Berlusconi disse que é o melhor primeiro-ministro que a Itália já teve. E que é a pessoa mais perseguida da historia da humanidade.

O primeiro-ministro disse ainda que teve sorte acumular uma fortuna, que possibilitou que ele pagasse consultores e juízes. Mas corrigiu: advogados

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Silvio Berlusconi - Biografia


Silvio Berlusconi já foi apontado como o 15° homem mais rico do mundo, e talvez o homem mais rico da Itália, com uma fortuna pessoal estimada entre de US$ 14 e 20 bilhões. A habilidade para os negócios vem de criança, quando o pequeno Berlusconi vendia apontamentos escolares para os companheiros de aula, segundo registra o folclore político italiano.

Filho de um bancário e de uma secretária - numa Itália que se reconstruía, após a Segunda Guerra -, trabalhou muito e usou de bastante criatividade até se tornar um magnata. Foi corretor de imóveis e, aos 18 anos, chegou a atuar como animador e cantor em cruzeiros pelo Mediterrâneo.

Enquanto estudava direito, com seus próprios recursos, na Universidade de Milão, entrou no negócio de empresas de construção, fundando a Cantieri Riuniti Milanese, em 1961, e a Edilnord di Silvio Berlusconi & Co., em 1963. Aos 23 anos, à frente de uma equipe de jovens arquitetos, edificou dois grandes conjuntos residenciais nos arredores de Milão.

Em meados dos anos 1970, seu interesse pelos meios de comunicação foi despertado. Comprou seu primeiro canal de televisão em 1974. Em pouco tempo, expandiu o seu domínio no setor, multiplicando suas emissoras através de uma rede de televisões locais, reunidas na empresa Mediaset. A programação era centrada em concursos e programas de entretenimento, semelhante à do brasileiro Sílvio Santos.

Em 1985, o governo francês lhe concedeu a primeira rede privada daquele país, La Cinq, e adquiriu ações da Chain e Cinema 5. Um ano depois comprou os Estúdios Roma e o clube de futebol A. C. Milan, do qual tornou-se presidente. Em 1988 comprou a maior cadeia de grandes armazéns da Itália, La Standa.

Em 26 de janeiro de 1990 obteve a presidência do grupo Mondadori, editor do diário "La Repubblica" e dos semanários "L'espresso", "Época" e "Panorama". No final da década, Berlusconi incorporou a seu patrimônio a cadeia de vídeos Blockbuster, portais de acesso à internet e uma participação na Olivetti.

O conglomerado Fininvest, que criou em 1975, cumpriu a função de integrar suas múltiplas propriedades e participações na TV, imprensa, edições, publicidade, seguros e serviços financeiros, convertendo-se na terceira empresa privada do país.

Para entrar na política, o magnata da comunicação fundou o partido Forza Itália (FI), em dezembro de 1993 e, no ano seguinte, passou a atuar com uma proposta de defesa aos valores tradicionais e à liberdade pessoal, de luta contra a corrupção e redução do déficit público. Seu discurso empolgou o pequeno e médio empresariado e os profissionais liberais.

Rapidamente esboçou uma aliança com as forças de direita, desde neofacistas do MSI, separatistas da Liga Norte e partidos cristãos. A mensagem de Berlusconi, conhecido entre os italianos como "il Cavaliere"(o cavaleiro), com elevada carga demagógica e imediatista, conquistou o eleitorado. Com o apoio decisivo da televisão, ele ganhou as eleições de 1994.

Mas a aplicação do programa econômico de Berlusconi fracassou, ao mesmo tempo que começou a ser acusado de realizar negócios irregulares. Com a saída do governo da Liga Norte, Berlusconi demitiu-se após sete meses no cargo de primeiro-ministro (sucedeu-lhe Lamberto Dini, até 1996). A derrota eleitoral sofrida pela coligação de partidos de direita, porém, levou-o a liderar a oposição.

Em 1996, Berlusconi candidatou-se outra vez ao Governo, mas perdeu para a recém-criada coligação de centro-esquerda, liderada então por Romano Prodi. Nos últimos dez anos Berlusconi, já foi acusado de lavagem de dinheiro, evasão fiscal, participação em homicídio e corrupção. Foi condenado duas vezes: na primeira, por financiamento ilegal de partidos e, na segunda, por corrupção de inspetores fiscais. Nos dois casos, foi absolvido pelo tribunal de recursos.Em outros quatro processos foi absolvido por prescrição do crime.

Novamente primeiro-ministro da Itália em 2001, Silvio Berlusconi gerou grande polêmica ao apoiar a guerra dos EUA contra o Iraque em 2003. Em abril de 2005, anunciou a renúncia ao cargo, dissolvendo o gabinete e deixando ao presidente da República, Carlo Azeglio Ciampi, a tarefa de iniciar as consultas para a formação de um novo governo. Em seu discurso, Berlusconi expressou sua intenção de retomar a coalizão para chegar até o fim da legislatura, em maio de 2006, como de fato aconteceu.

Nas eleições seguintes, foi derrotado por Romano Prodi, mas na legislatura seguinte, iniciada em 2008, elegeu-se novamente, exercendo o cargo de primeiro-ministro pela quarta vez.

Uol Biografias

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Justiça da Itália derruba imunidade do premier Silvio Berlusconi


A Justiça da Itália derrubou nesta quarta-feira a imunidade do premier do país europeu, Silvio Berlusconi, que era garantida por polêmica lei. A corte argumentou que a lei violava o princípio constitucional de que todos os cidadãos são iguais perante a Justiça. O premier considerou a decisão política. A decisão possibilita a reabertura de processos contra o primeiro-ministro.

A imunidade de Berlusconi era garantida pelo "Laudo Alfano", aprovado em 22 de julho de 2008. A oposição dizia que o texto havia sido feito sob medida para proteger os interesses de Berlusconi.

Na segunda-feira, o premier foi declarado corresponsável em um caso de corrupção . A lei beneficiaria o primeiro-ministro, o presidente, Giorgio Napolitano, o presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, e o presidente do Senado, Renato Schifani.

O veredicto será anunciado em um comunicado oficial que a Corte Constitucional divulgará ainda nesta quarta-feira. O "Laudo Alfano" foi barrado por maioria de votos. A instância que julgou o caso era composta por 15 juízes.

Reuters

Músicas Italianas, Vivo Per Lei com Andréa Bocelli

Com magnifica participação de Hayley Westenra, este monstro sagrado, dá mais um show de interpretação.



Vivo per lei da quando sai
la prima volta l'ho incontrata
non mi ricordo come ma
mi è entrata dentro e c'è restata

Vivo per lei perché mi fa
vibrare forte l'anima
vivo per lei e non è un peso

Vivo per lei anch'io lo sai
e tu non esserne geloso
lei è di tutti quelli che
hanno un bisogno sempre acceso
come uno stereo in camera
di chi è da solo e adesso sa
che è anche per lui, per questo
io vivo per lei

È una musa che ci invita
a sfiorarla con le dita
atraverso un pianoforte
la morte è lontana
io vivo per lei

Vivo per lei che spesso sa
essere dolce e sensuale
a volte picchia in testa una
è un pugno che non fa mai male

Vivo per lei lo so mi fa
girare di città in città
soffrire un po' ma almeno io vivo
È un dolore quando parte

Vivo per lei dentro gli hotels
Con piacere estremo cresce

Vivo per lei nel vortice
Attraverso la mia voce
si espande e amore produce

Vivo per lei nient'altro ho
e quanti altri incontrerò
che come me hanno scritto in viso

io vivo per lei
Io vivo per lei
sopra un palco o contro ad un muro

Vivo per lei al limite
anche in un domani duro

Vivo per lei al margine
Ogni giorno una conquista
la protagonista sarà sempre lei

Vivo per lei perché oramai
io non ho altra via d'uscita
perché la musica lo sai
da vero non l'ho mai tradita

Vivo per lei perché mi da
pausa e note in libertà
Ci fosse un'altra vita la vivo
la vivo per lei

Vivo per lei la musica
Io vivo per lei
Vivo per lei è unica
Io vivo per lei
Io vivo per lei
Io vivo per lei

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Empresário Albanês confirma interesse na compra do Milan

O albanês Rezart Taçi, magnata do petróleo, disse hoje que está interessado em comprar o Milan, clube do premier italiano, Silvio Berlusconi, como havia especulado a imprensa local.

"Estou pronto para assumir o Milan", disse o empresário em uma entrevista publicada hoje pelo jornal Guerin Sportivo. "Não acredito que Berlusconi queira se privar do clube, mas se assim fosse, estaríamos muito interessados em adquiri-lo".

Hoje, a imprensa do país voltou a falar da possível venda do clube. Desta vez, o objetivo do negócio seria gerar renda para que o premier italiano cobrisse uma multa de 750 milhões de euros imposta a ele pela Justiça em um processo que envolve a compra do grupo editorial Modadori.

As especulações para a venda do Milan, cuja avaliação de mercado é de cerca de 700 milhões de euros, já envolveram também o presidente da Líbia, Muammar Kadafi, e um grupo financeiro dos Emirados Árabes.

Sobre os recentes boatos, Rezart Taçi negou que já seja acionista do time. "Tenho somente relações esportivas com o clube rubro-negro. E depois, há a profunda amizade com Silvio Berlusconi e Adriano Galliani [vice-presidente do Milan], além de um programa de colaboração para o futuro em iniciativas como 'Milan Junior Campus' e 'Milan Parc'", garantiu.

Anteriormente, o empresário albanês já havia se aproximado do Bologna e do próprio Milan. Em relação às fracassadas negociações com o outro time italiano, ele disse apenas que não pode "revelar os verdadeiros motivos pelos quais não concluímos a aquisição".

Fonte: ANSA

Atriz conta detalhes de jantares de gala com Berlusconi


A atriz italiana Manuela Arcuri, que foi madrinha da Mostra de Cinema de Roma, revelou detalhes de jantares de gala de que participou em companhia do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

Em entrevista à revista italiana Chi, Arcuri conta que esteve em dois jantares no tradicional Palazzo Grazioli, em Roma. "O ritual foi sempre o mesmo. Havia entre 18 e 20 pessoas simpáticas, elegantes", revela a atriz.

Ela conta também que "da primeira vez estavam Paolo Berlusconi [irmão do premier], dois parlamentares do [partido governista] Força Itália, empresários com suas respectivas esposas e [o jornalista] Fabrizio Del Noce".

"Estavam todos sentados ao redor de uma grande mesa, com Silvio Berlusconi ao centro, e muitas flores", conta a atriz italiana, que também revela ter participado de um almoço em Villa Certosa, a residência do primeiro-ministro.

"Fui com o meu irmão Sergio, mas poderia ter ido acompanhada de quem eu quisesse, obviamente. Foi um almoço. Ficamos lá também à tarde, porque o premier nos fez visitar o seu jardim das maravilhas, nomeando-nos todas as plantas em latim, uma por uma", ressalta Arcuri.

Na ocasião, estavam presentes 15 pessoas, "um paisagista, um professor de botânica, belas mulheres, com certeza", revela a madrinha do último Festival de Roma, acrescentando que se tratava de "gente normalíssima".

Durante a entrevista, Arcuri disse também ter recebido presentes de Berlusconi. "A um certo ponto, o premier se levantou, saiu e então voltou com pacotes para as senhoras. Pequenas homenagens de prata com pedras duras ou de bijuteria", conta.

Segundo a atriz, os homens que estavam na ocasião também receberam presentes. "Uma simples recordação da noite. Aos senhores ele deu algumas gravatas. De qualquer forma, à 1h no máximo tudo já havia terminado", assegurou.

Fonte: ANSA

Na Itália, Massa tenta controlar ansiedade para voltar a pilotar


Brasileiro começa na Itália a última etapa de sua recuperação com a Ferrari para a princípio voltar a pilotar na temporada de 2010

O piloto brasileiro Felipe Massa já está outra vez na Itália para incorporar-se à escuderia Ferrari e voltar a pilotar um carro de Fórmula 1 o mais rápido possível. Ele, porém, não poderá apressar a volta, pois antes deve recuperar-se completamente de seu grave acidente no Grande Prêmio da Hungria. Estas são as primeiras impressões que o piloto deixou, em entrevista que publica o diário esportivo italiano "La Gazzetta dello Sport", nesta terça-feira, após sua chegada ao aeroporto milanês de Malpensa na segunda.

Massa começará na Itália a última etapa de sua recuperação com a Ferrari para, a princípio, poder estar pronto para pilotar junto ao espanhol Fernando Alonso na temporada que vem. Ele, porém, tem a expectativa de voltar a disputar uma corrida já no GP do Brasil, no próximo dia 18.
- Ter pressa seria errado. Claro que tenho uma vontade enorme de voltar. Mas devo fazê-lo no momento certo, quando estiver em forma. E é isso o que estou tentando fazer: quero saber quando estarei cem por cento. Eu me lembro perfeitamente e como se pilota. Minha preocupação não é marcar em seguida o tempo, mas voltar a rodar. De todas formas é preciso um bom carro e uma boa atitude - comentou Massa.

Em suas primeiras horas na Itália, Felipe Massa se dirigiu à sede da escuderia para encontrar-se com o diretor da Gestão Esportiva de Ferrari, Stefano Domenicali. Depois ele pôde responder às perguntas de alguns seguidores deixadas no site da equipe e realizar uma sessão de preparação física no ginásio.

Sobre o seu novo companheiro na escuderia italiana, Alonso, o brasileiro afirmou mais uma vez que é um piloto muito bom e que os dois farão uma boa dupla. Mas Massa não deixa por menos:

- Espero chegar à meta antes que ele.

Agências Internacionais

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Chuvas matam 21 no sul da Itália, e pode haver mais soterrados

Tempestades provocaram deslizamentos de terra na Sicília.
Número de mortos pode subir a 50, estima Berlusconi.

O temporal que desde quinta-feira passada castiga a ilha italiana da Sicília ja matou 21 pessoas, informaram as autoridades neste sábado (3). As buscas por soterrados continuam, e o número de mortes pode chegar a 50, segundo o premiê Silvio Berlusconi.





O premiê disse que deve ir a Messina. "Infelizmente, a situação é muito problemática. A cidade está completamente isolada e há rios de lama e deslizamentos", disse.

Berlusconi explicou que durante a noite os bombeiros tiveram que parar seu trabalho porque existe um "risco alto" de novos deslizamentos de lama e qualificou de "muito grave" a situação que se vive em Messina, onde 40 feridos ainda continuam hospitalizados e 400 pessoas tiveram que ser tiradas de suas casas.

Ag.Internacionais

Jornais italianos rendem-se a Adriano e destacam o 'show imperial' no Fla-Flu

'Os coros e os aplausos do lendário Maracanã mais uma vez foram todos para o Imperador', diz o site do 'La Gazetta dello Sport'

Os jornais italianos renderam-se mais uma vez ao Imperador. O site do diário "La Gazzetta dello Sport" chegou a destacar no alto da primeira página nesta segunda-feira a atuação do atacante, que marcou os dois gols da vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, neste domingo, no Maracanã. E lembrou que ele luta para convencer o técnico da seleção brasileira, Dunga, a ir à Copa do Mundo de 2010. "Adriano encanta Maracanã: dois gols pensando em seleção" é o título principal. "Em 12 minutos, ele abre e fecha a partida contra o rival Fluminense e delicia os 83 mil torcedores no Maracanã", diz o subtítulo.



A matéria começa com estilo: "Os coros e os aplausos do lendário Maracanã mais uma vez foram todos para o Imperador, que diante de um público de 83 mil espectadores (recorde do Campeonato Brasileiro) selou o superclássico entre Flamengo e Fluminense com dois tiros de espingarda. 'Decisivo e impecável' são os adjetivos usados pelo técnico do Flamengo, Andrade, após a partida", diz o diário.

Com entretítulo "Show imperial", a crônica da partida conta que Adriano, bem marcado nos primeiros 45 minutos, começou a dar seu espetáculo na segunda etapa, quando obrigou o goleiro Rafael a grande defesa. Além de elogiar o atacante nas finalizações que acabaram em gols, enumerou outras virtudes, como o bom lançamento para Zé Roberto, que desperdiçou a chance de aumentar o placar, e o bom chute de fora da área.



A artilharia isolada do Campeonato Brasileiro, com 15 gols, foi lembrada também pelo "Corriere dello Sport", que deu menos destaque, mas elogiou a grande atuação do jogador. "Adriano é o protagonista da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro", diz o site, com foto estampada de Adriano comemorando um dos gols rubro-negros.


GE(ROMA)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Links Úteis

Consulado da Itália em Belo Horizonte - http://www.consbelohorizonte.esteri.it/


Consulado Geral da Itália em Curitiba - http://www.conscuritiba.esteri.it/

Consulado Geral da Itália em Porto Alegre - http://www.consportoalegre.esteri.it/

Consulado da Itália em Recife -
http://www.consrecife.esteri.it/

Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro - http://www.consriodejaneiro.esteri.it/

Consulado Geral da Itália em São Paulo - http://www.conssanpaolo.esteri.it/

Embaixada Italiana em Brasília -
http://www.ambbrasilia.esteri.it/

Fundação Giovanni Agnelli -
http://www.fondazione-agnelli.it/

Genealogy Surname Navigator -
http://www.surnamenavigator.org/

Igreja Mormons -
http://www.familyserch.org/

Ministerio das Relações Exteriores da Itália -
http://www.esteri.it/

Museu Memorial do Imigrante - http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/

Oriundi -
http://www.oriundi.net/

Site da Comunidade Italiana de Jundiaí -
http://www.ecco.com.br/

Sobremones Italianos -
http://www.gens.labo.net/

Berlusconi faz 73 anos e entrega casas a desabrigados por terremoto na Itália

Premiê inaugurou 400 novas residências em Abruzzo.
Ele disse que não se irrita com os ataques de seus adversários
.

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, comemorou nesta terça-feira (29 seu 73º aniversário na região italiana de Abrozzo, entregando as chaves das casas construídas para os desabrigados pelo terremoto que devastou o centro do país em abril e causou 299 mortes.



Berlusconi, que no dia 15 de setembro foi à cidade de Onna para entregar 94 casas aos afetados pelo terremoto, foi desta vez a L'Aquila, para entregar 400 casas no novo bairro de Bazzano.



Acompanhado por várias câmeras que foram instaladas dentro de uma das casas, Berlusconi visitou alguns dos imóveis juntos com seus novos moradores.

Em um momento espontâneo, pelos quais Berlusconi é famoso por suas respostas, uma moradora de L'Aquila disse ao primeiro-ministro que não se irritasse com "seus adversários" e recebeu a resposta: "Eu, irritado? Não, são eles que se irritam comigo".


Efe de Roma