Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Chuva de Pedras Hoje em Verona






Hoje por volta das 13 horas, choveu muito em Verona. Qual a surpresa quando comecei a sentir pancadas pelo corpo ? Nooossa, eu pensei, o que serà isso ?
Nada demais, apenas Chuva de pedras, que durou em torno de 20 minutos, aproveitei para registrar este momento. Os carros na rua, cobertos de pedrinhas de Gelo.
Atè o fim desta postagem nao tive informaçoes de maiores danos, nem vitimas.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tela com Berlusconi nu na Itàlia causa polemica

O quadro do artista italiano Filippo Panseca causa polêmica na Itália por retratar o primeiro-ministro Silvio Berlusconi nu e com asas de anjo ao lado da ministra da Igualdade de Oportunidades, Mara Carfagna. O quadro está em exposição desde domingo (19) na cidade de Savona, no noroeste da Itália.

Hoje, saiu uma pesquisa de opinião pública revelou que a popularidade de Berlusconi cresceu após o terremoto que atingiu a região de Abruzzo.

A pesquisa do instituto IPR, publicada nesta segunda-feira no site do jornal de esquerda La Repubblica, mostrou 56 por cento de apoio ao premiê, 4 pontos percentuais a mais do que no mês passado.

A popularidade de Berlusconi era de 62 por cento em outubro.

O apoio ao seu governo de centro-direita também cresceu dois pontos percentuais, para 46 por cento, o primeiro aumento desde setembro, informou a pesquisa, feita nos dias 15 e 16 de abril.

O apoio à principal legenda de oposição, o Partido Democrata, ficou em 31 por cento, também dois pontos percentuais de alta, após uma mudança recente de liderança.

O IPR afirmou que o terremoto do dia 6 de abril na região de Abruzzo, no qual 296 pessoas morreram e mais de 65 mil ficaram sem casa, ajudou a elevar o apoio a Berlusconi, apesar da crise econômica global.

Ele tem feito muitas visitas às áreas afetadas, e irá agendar um encontro de gabinete na cidade mais atingida, L'Aquila, na próxima semana. Ele prometeu reconstruir as casas rapidamente e não abandonar as pessoas nas tendas das cidades.

Portal Itàlia

Itália prende 39 mafiosos em operação nacional

A polícia italiana prendeu 39 pessoas suspeitas de ligação com um clã da máfia na região da Calábria que tem uma base no industrializado norte do país, informou a polícia na quinta-feira.

A 'Ndrangheta, cuja base fica na região calabresa ao sul do país, substituiu a célebre Cosa Nostra, da Sicília, para se tornar o mais poderoso sindicato do crime da Itália, segundo a polícia.

Os suspeitos foram presos por toda a Itália, em uma operação surpresa e sincronizada, e acusados de tentativa de assassinato, ligação com a máfia, incêndio criminoso, agiotagem, roubo, tráfico de armas e explosivos e extorsão contra o comércio na área de Milão.

A 'Ndrangheta têm aumentado consistentemente sua influência através da Itália e no exterior nos últimos anos. Uma rixa entre clãs rivais levou a tiroteios e ao assassinato de seis homens do lado de fora de uma pizzaria em Duisburg, no noroeste da Alemanha, em 2007.

Os serviços de inteligência da Itália dizem que o declínio do comércio global está dando aos mafiosos a chance de aumentar sua participação na economia ao usar a renda de suas atividades ilegais para comprar fatias nos setores do varejo, turismo e imobiliário.

Comerciantes que têm empréstimos negados pelos bancos durante a crise financeira também se tornaram mais vulneráveis à agiotagem, segundo relatório divulgado no mês passado.

Fonte: Reuters

sábado, 18 de abril de 2009

A Última Ceia de Da Vinci

Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural, época em que se deixou de acreditar em Deus como razão de todas as coisas, passando a acreditar no poder do homem de julgar, criar e construir. É considerado um gênio, pois se mostrou um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.

Uma de suas principais obras é a "Última Ceia", localizada no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie em Milão. Esta obra foi uma encomenda do Duque Lodovico Sforza, protetor de Da Vinci. A pintura representa, para alguns, a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos antes de ser preso e crucificado, como descreve a bíblia em João 13:21. É um dos maiores bens conhecidos e estimado do mundo. Ao contrário da maioria das pinturas, nunca foi possuída particularmente, pois não pode ser removida de seu local de origem. Ao longo dos três anos de criação (1495-1497), Leonardo dedicou-se integralmente a esta obra, fato raro para um pintor de sua importância. Mas infelizmente, com o tempo, a imagem sofreu diversas agressões, desde a umidade natural da parede, passando por uma abertura de uma porta, feita pelos padres, até o bombardeio aéreo durante a 2º Guerra Mundial.

A Última Ceia foi parcialmente pintada na forma tradicional de um afresco, com pigmentos misturados com gema de ovo ao reboco úmido, incluindo também um veículo de óleo ou verniz. Entretanto, nesta obra, Da Vinci testou uma nova composição de tintas com predominância da Têmpera, não tendo muito sucesso. Este experimento não foi devidamente testado, não se adaptando adequadamente ao clima da região. Sendo assim, ainda antes de terminada, a pintura já se encontrava com pontos deteriorados, que se agravaram com o tempo.

Um dos momentos mais dramáticos da história, segundo os evangélicos, a figura mostra o momento em que Jesus anuncia aos apóstolos que alguém, entre eles, o trairia. Ao centro está Cristo com os braços abertos, em um gesto de resignação tranqüila, formando o eixo central da composição. A partir dele, são representados os discípulos, que, do ponto de perspectiva, são exatos. Podemos reconhecer, da direita para a esquerda: Simão, Tadeu, Mateus, Felipe, Tiago (o Maior), Tomé, João, Judas, Pedro, André, Tiago (o Menor) e Bartolomeu.

Existem teorias de que Leonardo teria dado uma interpretação particular para a pintura. Uma das teorias diz que o discípulo ao lado direito de Jesus, ao invés de ser João, seria Maria Madalena, por possuir traços femininos. É curioso notar que as cores das roupas de Maria e Jesus são opostas: Maria usa um vestido azul e uma manta vermelha e Jesus uma veste vermelha, com uma manta azul, o que, segundo alguns, pode ter semelhanças com a representação oriental do Yin-Yang, o equilíbrio entre o masculino e feminino, formando ambos um casal. Ao lado de Madalena, Pedro estaria curvado de forma ameaçadora, e com a mão em direção ao pescoço, significando um gesto negativo, ou de morte. Muitos acreditam nisto, pois representaria o ciúme que Pedro sentia, pelo fato de Jesus confiar mais responsabilidades a ela do que aos apóstolos. Pode-se notar ainda que, abaixo de Pedro, existe uma mão segurando um punhal, que não pertence a nenhuma das figuras ilustradas.

Entretanto esta teoria estaria incorreta, pois na figura constam apenas 13 figuras, estaria faltando um apóstolo. Contudo, se analisarmos melhor, o homem que está faltando poderia ser Judas Iscariotes, que segundo a bíblia, teria saído da sala prematuramente, após ter recebido seu bocado. Ficando assim apenas Jesus, Maria Madalena e 11 discípulos.

Será que Da Vinci realmente pensou em todos estes detalhes, com estas interpretações? Será que isto é obra do acaso? Porque ele faria isto?

Fonte: Portal Itàlia

Campeonato Italiano - Principais Artilheiros



PRINCIPAIS ARTILHEIROS:

19 GOLS
Di Vaio (Bologna)
Ibrahimovic (Internazionale)(FOTO)


16 GOLS
Gilardino (Fiorentina)
Diego Milito (Genoa)

14 GOLS
Alexandre Pato (Milan)

13 GOLS
Mutu (Fiorentina)

12 GOLS
Floccari (Atalanta)
Amauri (Juventus)
Di Natali (Udinese)

11 GOLS
Kaká (Milan)
Cavani (Palermo)

Campeonato Italiano - 31 Rodada

11/04/2009 - Sábado
Bologna 1x4 Siena
Chievo 0x1 Milan
Fiorentina 2x1 Cagliari
Genoa 3x2 Juventus
Internazionale 2x2 Palermo
Lazio 4x2 Roma
Lecce 1x3 Sampdoria
Napoli 0x0 Atalanta
Torino 2x1 Catania

12/04/2009 - Domingo
Reggina 0x2 Udinese

Tremor de 3,8 graus na escala Richter volta a sacudir Itália

Roma, 18 abr (EFE).- Um terremoto de 3,8 graus na escala Richter foi registrado hoje na região de Abruzzo, no centro da Itália, onde a terra não para de tremer desde que, em 6 de abril, um grande tremor matou 295 pessoas.

Segundo o Instituto de Geologia e Vulcanologia da Itália (INGV), o terremoto deste sábado aconteceu às 11h05 (6h05 de Brasília), e seu epicentro foi localizado no distrito sísmico de Gran Sasso, também em Abruzzo.

Ontem, às 14h38 (9h38 de Brasília), um tremor de 2,4 graus na escala Richter já tinha sacudido a região, da qual aproximadamente 58 mil pessoas foram retiradas.

Apesar de a terra não parar de tremer, as vistorias nos edifícios afetados pelos terremotos em Abruzzo continuam. Até o momento, técnicos já visitaram cerca de 4,3 mil construções.

Dos prédios vistoriados, 57% foram considerados habitáveis, 20% terão que passar por pequenos reparos, 3% estão parcialmente inabitáveis e 2% foram declarados temporariamente inabitáveis e terão que ser submetidos a análises mais detalhadas.

Já os edifícios restantes são totalmente inabitáveis, segundo as visitas feitas por 495 equipes de reconhecimento.

EFE

Barco com mais de 250 ilegais é interceptado na Itália

Roma, 18 abr (EFE).- Um barco com mais de 250 imigrantes ilegais a bordo foi interceptado na noite passada pelas autoridades italianas ao sul da ilha da Sicília, confirmaram hoje à Agência Efe fontes da Guarda Costeira.

A Guarda Costeira italiana levou o barco ao porto de Pozzallo com a maioria dos imigrantes, dos quais ainda não há um número exato. Sabe-se, por enquanto, que se situa entre 250 e 300 pessoas.

A chegada desse barco com imigrantes acontece dois dias depois que 154 ilegais que viajavam em duas embarcações rumo a Europa fossem resgatados por um navio mercantil de bandeira panamenha e propriedade de um armador turco, em águas territoriais maltesas.

O resgate gerou certa tensão nas relações entre os Governos de Itália e Malta, pois este último propôs que os imigrantes ilegais fossem levados ao porto da ilha italiana de Lampedusa, o mais próximo, apesar de se encontrar em suas águas.

EFE

terça-feira, 14 de abril de 2009

Musicas Italianas - Roberto Carlos - Canzone Per Te

O Nosso rei Roberto Carlos, no Festival de San Remo, cantando Canzone Per Te, se Sergio Endrigo, show...



La festa appena è incominciata, è già finita!
Il cielo non è più con noi,
il nostro amore era l'invidia di chi è solo,
era il mio orgoglio, la tua allegria.
È stato tanto grande ormai non sa morire,
per questo canto, e canto te,
la solitudine che tu mi hai regalato,
io la coltivo come un fiore...
Chissà se finirà,
se un nuovo sogno la mia mano prenderà,
se a un'altra io dirò le cose che dicevo a te.
Ma oggi devo dire che ti voglio bene,
per questo canto, e canto te.
È stato tanto grande ormai non sa morire,
per questo canto e canto te.
Chissà se finirà,
se un nuovo sogno la mia mano prenderà,
se a un'altra io dirò le cose che dicevo a te.

Berlusconi diz "que agora começa a fase de reconstruçao"

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, afirmou neste domingo, 12, que terminou a fase emergencial na região de Abruzzo, devastada por um terremoto no último dia 6, e agora começa a fase de reconstrução.

Até o momento, pouco antes do fim das buscas -- marcados para o fim das celebrações pascais (que terminam na próxima segunda-feira) e que oficialmente continuam até o prazo estipulado, foram encontradas 294 vítimas fatais sob os escombros.

Em consequência dos novos tremores, cerca de 100 desde o primeiro, subiu também o número de desabrigados. Mais de 3.800 perderam suas casas nos últimos dias na cidade de L'Aquila, onde foi registrado o epicentro do primeiro tremor, e também em outras localidades da região.

Hoje, ao visitar a região, onde acompanhou a celebração da Páscoa, o premier italiano afirmou que, com o fim das buscas entre os escombros "sairemos da fase de emergência" e, agora, "passaremos à segunda fase, a de assistência aos desabrigados".

Em uma coletiva de imprensa oferecida no local, Berlusconi afirmou que cerca de 55 mil desabrigados já foram socorridos, destes 21.899 foram levados a hotéis de Teramo, Pescara, Chieti e Ascoli Piceno e outros 33.306 estão nas 106 barracas montadas na região.

"Em toda a região de Abruzzo se desenvolveu uma atmosfera de solidariedade grandemente extraordinária", continuou o primeiro-ministro, ao agradecer o trabalho dos 12.052 bombeiros, policiais e voluntários que trabalham nas buscas e assistência às vítimas.

Entre as prioridades na fase de reconstrução da região, Berlusconi assinalou "o impulso econômico", que será possível com "as atividades comerciais e com as fábricas e laboratórios" que serão instalados.

Sobre as responsabilidades pelos desabamentos na cidade de L'Aquila, o primeiro-ministro afirmou que "a justiça irá investigar, mas nós não devemos nos concentrar sempre no passado, mas sim, devemos olhar para o futuro".

Berlusconi também prometeu que serão revisadas as normas anti-sísmicas para que estas sejam inflexíveis. "Para reconstruir, poderemos utilizar as tecnologias mais avançadas para que as casas sejam 100% seguras", disse.

Pela manhã, Berlusconi assistiu a missa pascal celebrada pelo bispo de L'Aquila, Giuseppe Molinari, no centro de coordenação de socorro às vítimas, instalado na cidade.

O bispo, por sua parte, se dirigiu ao premier e afirmou: "Estamos seguros de que cumprirá todos os compromissos assumidos com os cidadãos de Abruzzo e nós rezamos por isto".

"Ouvimos repetidas vezes seu compromisso pela reconstrução. Sei que é um compromisso sincero, assumido perante toda a cidade, a Itália e o mundo, e estamos seguros de que o manterá", acrescentou Molinari, que também agradeceu a atuação do chefe da Defesa Civil, Guido Bertolaso, e a todos os voluntários "que nos trouxeram amor". (ANSA)


Fonte: ANSA.it

sábado, 11 de abril de 2009

Tremores continuam na Itália, com saldo de 292 mortos

Roma, 11 abr (EFE).- Os tremores de terra continuam, mas com menor intensidade, na região central italiana de Abruzzo, onde continuam os trabalhos entre os escombros em busca de algum sobrevivente ou para retirar novos cadáveres, além das 292 vítimas fatais registradas até agora, com a descoberta hoje de dois corpos.

Um dia depois do funeral de Estado realizado em L'Aquila, o prefeito de L'Aquila, Franco Gabrielli, pediu hoje às pessoas que, nas comemorações da Páscoa, não vão à cidade.

"Não venham a L'Aquila, aqui, continua-se trabalhando. Deixem as ruas livres", disse Gabrielli, acrescentando que os moradores da capital de Abruzzo agradecem a solidariedade, mas que não é o momento de "turismo solidário nem de excursões", já que o trabalho ainda não acabou".

"Os bombeiros, a Defesa Civil e outras forças precisam de espaço e do caminho livre", disse.

A Polícia Rodoviária também pediu que as pessoas não viajem à área do terremoto, a cerca de 80 quilômetros de Roma, se não for estritamente necessário.

Em L'Aquila e nas localidades atingidas, continuam os trabalhos de escavação em meio às ruínas, muitas casas correm o risco de desabar e algumas estradas locais seguem bloqueadas, enquanto os tremores não param, embora de menor intensidade que o de 5,8 graus na escala Richter registrado na segunda-feira.

Hoje, houve três abalos de magnitude de entre 3,3 e 3,2 graus Richter, que voltaram a espalhar pânico entre os moradores de L'Aquila, Pizzoli, Fossa e Collimento, localidades entre as quais foi localizado o epicentro.

Em meio aos tremores, os bombeiros resgataram hoje os cadáveres de uma idosa e de uma mulher de cerca de 50 anos em meio aos escombros de uma casa do centro de L'Aquila, o que eleva o número provisório de vítimas para 292, informou a Defesa Civil.

As vítimas moravam em um imóvel em frente à Casa do Estudante, residência estudantil que desabou, matando vários estudantes, e que se transformou em um dos símbolos do terremoto.

Os bombeiros buscam entre as ruínas um rapaz de 17 anos, filho da mulher de aproximadamente 50 anos.

Com o passar das horas, as esperanças de encontrar pessoas com vida sob os escombros vão diminuindo, levando em conta, entre outros, o frio que faz à noite em L'Aquila.

O presidente do Senado, Renato Schifani, visitou L'Aquila hoje para ver as áreas atingidas e passar o dia com os desabrigados, que estão em centenas de tendas de campanhas instaladas nos arredores da cidade.

A tensão entre os hospedados nas "tendópolis", como foram já batizadas, aumenta com o passar das horas, e hoje uma médica voluntária repreendeu Schifani, afirmando que as pessoas já estão cansadas de tantas visitas de políticos, enquanto vivem em péssimas condições, sem calefação e com banheiros que não funcionam.

Nas "tendópolis" começam, no entanto, os preparativos da Páscoa, data muito festejada pelos italianos, e em algumas tendas estão sendo colocados altares para celebrar amanhã a missa do Domingo da Ressurreição.

Muitas pessoas compraram a tradicional colomba pascal para distribuir entre as crianças.

O papa Bento XVI, informou o Vaticano, mandou ao arcebispo de L'Aquila, Giuseppe Molinari, uma quantia não informada de dinheiro para ajudar os desabrigados, assim como 500 ovos de Páscoa, material litúrgico e cálices para as missas.

O procurador de L'Aquila, Alfredo Rossini, pediu hoje que os agentes da Carabinieri realizem, junto com técnicos, os primeiros estudos para verificar com que materiais foram construídas as casas que desabaram.

Paolo Buzzetti, presidente de uma associação nacional de construtores, disse à imprensa local que, se o cimento armado usado estivesse nas normas, deveria ter resistido ao tremor.

O engenheiro Paolo Clemente, da Defesa Civil, disse à imprensa local que o cimento utilizado em alguns edifícios não era de qualidade, e denunciou que alguns "maus" construtores utilizam areia de praia, que custa muito menos que a areia de construção.

Clemente especificou que o problema desse uso é que, "além das impurezas que apresenta, é uma areia cheia de cloreto, que, com o passar do tempo, corrói o ferro".

Além de edifícios, o terremoto também causou danos ao setor agrícola, que foram avaliados hoje por uma associação de agricultores em 100 milhões de euros.

Novo tremor atinge Itália após missa pela morte de 290

Novo tremor de terra atingiu a região de Abruzzo, na Itália, às 21h07 desta sexta-feira (16h07 em Brasília), conforme o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia daquele país. O último tremor teve 3,1 graus de magnitude na escala de Richter e epicentro entre as localidades de Áquila, Pizzoli e Collimento.

Essa foi a última das diversas réplicas registradas desde o grande terremoto que atingiu a mesma região na madrugada desta segunda-feira (6) e que chegou a 5,8 graus na escala Richter. De acordo com o sismólogo Thomas Brown, do Instituto Nacional italiano, novas réplicas poderão ser registrados por vários meses.

Nesta sexta-feira, milhares de pessoas compareceram a uma missa de corpo presente que foi feita com a bênção do papa, Bento 16, perto de Áquila, para homenagear as 290 mortos deixados pela tragédia. Sob forte sol, familiares e amigos das vítimas abraçavam os caixões dos seus entes queridos enquanto eram afastados por voluntários.

"Não podia deixar de vir em um momento tão difícil. Vim de Macerata para expressar minha solidariedade às vítimas. Infelizmente, esta será uma Sexta-Feira Santa especial para as pessoas daqui", explicou o padre Felice Prosperi.

A cerimônia sóbria e intensa, à qual assistiram a maiores autoridades do país e foi presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, foi marcada por longos --e tristes-- minutos de silêncio. "Perdemos amigos, colegas, vizinhos, muita gente que conhecia desapareceu. Isso é uma tragédia", afirmou o prefeito de Áquila, Massimo Caliente, visivelmente esgotado e comovido.

A maioria dos familiares se nega a falar com a imprensa.

Mensagem

O grande terremoto que destruiu o setor medieval de Áquila arrasou também pequenos povoados antigos nas proximidades, de onde chegaram inúmeras pessoas para assistir à cerimônia, como o de Onna, epicentro do tremor, onde 10% da população morreu.

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, também presente à missa, colocou suas mansões à disposição das cerca de 28 mil pessoas que perderam suas casas. "Muitos ofereceram as casas para aqueles que ficaram sem teto. Eu também quero fazer isso. Por isso, coloco à disposição minhas residências."

Dos 28 mil desabrigados, 18 mil permanecem instalados em barracas de campanha.

Da Folha On Line com EFE e France Presse

"Fugi descalça para a rua", diz brasileira na Itália;

A brasileira Josianni Teixeira e o marido, Luca Di Giammatteo,


A brasileira Josianni Teixeira, 24, não dorme direito há três dias por medo dos novos tremores que atingem a cidade onde mora, Giulianova, a cerca de 90 km de Áquila, epicentro do grande terremoto de segunda-feira passada (6), que matou ao menos 290 pessoas.

Teixeira contou que um dos piores momentos foi o forte tremor que atingiu a cidade na tarde desta terça-feira (7). Ela conta que, ainda pela manhã, espalhou-se um boato na cidade de que um terremoto forte aconteceria entre às 15h e 18h (10h e 15h no horário de Brasília).

"Eu liguei para as minhas amigas. Era boato, mas era melhor não arriscar. Nós fomos à praia e vimos muitas pessoas nas ruas, até mesmo com seus cachorros. Foi uma cena estranha já que era um dia de trabalho normal", conta.

Quando o horário da previsão passou, Teixeira voltou para casa, tirou os tênis --que colocou para estar preparada para correr-- e deitou no sofá para tentar descansar. "Foi fazer isso, a casa começou a tremer. Eu sai correndo descalça, com o coração acelerado".

Tremores

Teixeira, que vive com o marido, o italiano Luca Di Giammatteo, conta que a cada temor acorda com a cama balançando. "É uma sensação horrível, a casa parece de papel, chacoalha inteira."

"Não esperávamos estes novos tremores tão fortes. Quando aconteceu de novo, todo mundo se deu conta que a situação poderia ficar pior. É muito pânico. Esperamos que não aconteça mais."

Teixeira foi para a Itália há quatro anos, trabalhar como modelo. Hoje, mora com o marido, funcionário da Defesa Civil. "Ele está sempre em Áquila. Fico desesperada. Ele vive em primeira pessoa os tremores de terra", conta Teixeira, acrescentando que liga a cada cinco minutos para o marido.

Promotoria de Áquila investiga uso de material inadequado em prédios

Ideia é entender por que alguns prédios caíram e outros resistiram.
Há rumores sobre o uso de areia de praia em construções italianas.

A promotoria de Áquila abriu uma investigação por "desastre culposo" e pediu à prefeitura da cidade, que foi a mais afetada pelos terremotos desta semana na Itália, dados sobre todos os projetos de construção de casas na região durante os últimos anos, informou o prefeito de Áquila, Massimo Cialente.

"Não conseguimos explicar como algumas casas desabaram e outras não. São casas que, em princípio, não deveriam ter caído. Precisamos saber se foram mal construídas", diz Cialente. O promotor de Áquila, Alfredo Rossini, disse à imprensa local disse que um colégio, um tribunal e um hospital estarão entre os prédios investigados.

Segundo o presidente da Associação Nacional de Construtores, Paolo Buzzetti, "o concreto armado, se as normas de segurança tivessem sido cumpridas, deveria ter resistido" aos tremores de terra. Paolo Clemente, um dos engenheiros da Defesa Civil, chegou a afirmar que "o concreto de alguns edifícios não era de qualidade." Ainda segundo Clemente, algumas das construtoras da região estariam usando areia de praia, que tem muitas impurezas e pode corroer as estruturas de ferro.

Buzzetti afirmou que vai acompanhar as investigações. "Não vamos defender os construtores. Aqueles que erraram vão pagar", disse ele.

Informaçoes da EFE

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Salao Internacional de Vinhos e Destilados

Minhas amigas Cleo(ao Centro) e Ana(à direita)

Aconteceu em Verona, de 2 a 6 de abril de 2009, a 43a. ediçao do "Salone Internazionale del Vino e dei Distillati,com organizaçao da Verona Fiere, com recorde de visitantes e expositores.

Com o objetivo de envolver operadores de todo o mundo e proporcionar diferentes formas de degustação, a 43ª Vinitaly ofereceu diversas opções de eventos e concursos.

Estima-se um numero de visitantes de mais de 150.000 pessoas, com 4200 expositores de cerca de 30 paises, em uma àrea de 91 mil metros quadrados. Foi confirrmada tambéem a presença de mais de 2400 jornalistas de mais de 50 paises. O Bilhete de Entrada na feira custou em torno de 40,00 euros.

Em funeral coletivo, italianos velam corpos de vítimas de terremoto

Último balanço oficial registra 289 mortos, dos quais 20 crianças. Na noite de quinta-feira (9) novos abalos foram registrados

Os italianos fizeram um funeral coletivo nesta sexta-feira (10) para as vítimas do pior terremoto em 30 anos, que devastou a região central do país. O número de mortos subiu para 289.

Centenas de pessoas se reuniram em volta dos 205 caixões, muitos deles cobertos de flores e fotos. O funeral ocorreu numa academia de polícia na cidade montanhosa de L'Aquila, a mais atingida pelo tremor de segunda-feira. A missa foi conduzida pelo Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, e começou com uma mensagem do papa Bento XVI. "Nessas horas dramáticas quando uma tragédia atingiu essa terra, eu me sinto presente espiritualmente em meio a vocês e compartilho sua angústia", dizia a mensagem.

Na noite de quinta-feira (9) novos abalos sacudiram as áreas mais atingidas. Às 5h22 (0h22 de Brasília), a terra voltou a tremer na região de Abruzzo. Uma réplica alcançou 3,7 graus de magnitude na escala Richter.
Na noite anterior fora registrado outro movimento telúrico, por volta das 21h30 locais (16h30 de Brasília), de 4,9 graus, que também foi sentido em Roma.

Quatro dias após o terremoto, equipes de resgate ainda retiram corpos dos escompros e a Defesa Civil anunciou que as buscas estão quase no fim. Há 17 mil pessoas vivendo em tendas e outras centenas estão sendo colocados em hotéis.

Ajuda da UE
O primeiro-ministro Silvio Berlusconi disse nesta sexta que seu país "espera receber entre 400 e 500 milhões de euros (de US$ 525 a US$ 656 milhões) em três anos" provenientes de fundos da União Europeia (UE) em ajuda após o terremoto da segunda-feira.

Em uma entrevista por telefone a um programa da televisão italiana, Berlusconi garantiu que "serão encontrados todos os fundos indispensáveis", e acrescentou que serão necessários dois meses para avaliar todos os danos provocados pelo terremoto.

O primeiro-ministro lembrou que já foram destinados 30 milhões de euro (US$ 39,3 milhões) e que o Conselho de Ministros autorizou ontem o envio de outros 70 milhões de euros (US$ 91,9 milhões) para os trabalhos de reconstrução.

Além disso, o Ministério da Educação usará 16 milhões de euro (US$ 21 milhões) para reconstruir a Casa do Estudante, um colégio maior, no qual morreram vários jovens.

Do G1

Imprensa estrangeira repercute ‘aposentadoria’ de Adriano

O Jornal Esportivo Italiano La Gazetta Dello Sport, deu destaque ao anuncio de Adriano de parar de Jogar. Outros diàrios do pais, deram o mesmo destaque.

Adriano para de jogar por tempo indeterminado: 'Estava infeliz na Itália'

Atacante afirma que vai repensar a carreira e garante que não está doente nem em depressão como algumas pessoas próximas do jogador declararam

O atacante Adriano revelou em entrevista coletiva nesta quinta-feira, num hotel da Zona Oeste do Rio, que vai ficar sem jogar por tempo indeterminado. A ideia do Imperador, que se disse infeliz no futebol italiano, é repensar a carreira nos próximos meses.

- Perdi a alegria de jogar. Todo mundo tem o direito de ser feliz no trabalho. E eu estava infeliz na Itália. Não sei se vou ficar um, dois ou três meses sem jogar. Vou repensar a carreira. Sou feliz no Brasil ao lado dos meus amigos e dos meus familiares - disse o Imperador, vestindo bermuda e chinelos.

Gilmar Rinaldi, agente de Adriano, vai à Itália na próxima semana para negociar a situação do jogador junto ao Inter de Milão. O próprio Imperador sugeriu que seus salários sejam suspensos até que a situação seja resolvida.

Adriano aproveitou para negar veementemente que tenha problemas de saúde.

- Não sou doente. O Adriano não está morto (risos). Estão até me matando - declarou.

Ponto final nas especulações

Segundo disse o atacante, ele não sofre nem mesmo de depressão. Ele tentou externar o que se passa com sua vida no momento.

- Queria explicar o que houve nos últimos dias. Colocaram muitas coisas no jornal. Tudo o que eu fiz foi bem pensado. Conversei com minha família, meus amigos e meu empresário. Estou fazendo isso pensando na minha felicidade. Não tenho nada contra o Inter, só não gostava de viver na Itália. Eu me sentia pressionado e suportei uma pressão grande desde os 18 anos de idade. Muita gente não vai entender, é uma situação ruim, chata, não é fácil. Mas é uma opção de vida.



Em relação às suas idas à Vila Cruzeiro, favela da Zona Oeste do Rio onde nasceu e foi criado, Adriano foi taxativo.

- Não vou deixar de frequentar a minha comunidade de maneira alguma. É lá que eu fico à vontade, de bermuda e descalço. Não tenho esse tipo de contato (com traficantes). Mas sei que lá têm pessoas boas e as que seguiram outro tipo de vida. Se falar que nunca vi (bandidos), é mentira. Só que uma coisa é saber quem é, outra é se relacionar. Se ver um deles vou apertar a mão e nada mais - afirmou.

Preocupação em não decepcionar as crianças

Por mais que tenha conversado exaustivamente com seus familiares antes de decidir parar de jogar por tempo indeterminado, o Imperador ressaltou que está preocupado com o que as crianças vão pensar.

- Quando era pequeno, acompanhava a vida dos jogadores importantes e procurei me espelhar neles. Hoje muitas crianças me olham e dizem. "Oh, é o Adriano Imperador!". Fico chateado de tomar essa decisão por causa daqueles garotos que "jogam comigo" no Playstation (faz gesto com as mãos como se estivesse jogando videogame) - lamentou o atacante da seleção brasileira e do Inter de Milão.



Adriano viveu o sonho de várias crianças brasileiras - tornou-se uma celebridade do futebol mundial. Após defender Flamengo- onde foi revelado- Fiorentina, Parma, São Paulo, Inter de Milão e seleção brasileira, o atacante chegou à conclusão que a cobrança para jogar em alto nível estava insuportável.

- Estava me sentindo muito pressionado. Nada contra o Inter de Milão e o presidente do clube, que considero um pai para mim. Mas foi uma opção de vida. Não sei o que vai acontecer daqui para frente. O meu empresário (Gilmar Rinaldi) ficou de ir à Itália resolver esse problema. No momento não quero pensar no futuro. Quem for inteligente vai entender a minha decisão - destacou.

Retorno ao futebol brasileiro

Perguntado se havia a possibilidade de voltar a jogar por um clube brasileiro, Adriano só deu uma opção:

- Se eu for jogar no Brasil, tem de ser no Flamengo. Se não minha avó me mata - brincou.

Em 20 minutos de entrevista coletiva, Adriano tirou um peso das costas que o atormentava desde que desembarcou no país para defender a seleção brasileira contra o Peru, em Porto Alegre. Ao fim da conversa com jornalistas e longe dos microfones, o Imperador confessou ao assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva.

- Eu tinha que falar a verdade. Era isso que precisava ser feito - concluiu, admitindo que demorou a debelar os boatos sobre o seu paradeiro no Rio de Janeiro.


Do Globo Esporte.com
.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Berlusconi decreta estado de emergência e o desbloqueio de 30 milhões de euros

Primeiro-ministro visitou região afetada de helicóptero. Mais de 150 pessoas morreram com terremoto.

O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi decretou estado de emergência na região afetada pelo terremoto, nesta segunda-feira (6).

O premiê cancelou a agenda (iria viajar para Moscou) e visitou de helicóptero a região atingida. O número de mortos atinge 150. Ficaram feridas 1.500 pessoas, e pelo menos 70 mil estão desabrigadas, segundo as autoridades. Os desabrigados passariam a noite em tendas improvisadas e hotéis, segundo o governo. L'Aquila, pequena cidade medieval de 60 mil habitantes que foi a mais atingida pelo tremor, vive uma noite de "cidade fantasma".



Berlusconi fez uma reunião extraordinária com o conselho de ministros e anunciou o desbloqueio de 30 milhões de euros do fundo de emergência.

“É uma tragédia sem precedentes nos anos recentes”, disse o primeiro-ministro.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que doará US$ 50 mil em ajuda de emergência para os desabrigados pelo terremoto

O Papa Bento XVI rezou pelas vítimas, em particular pelas crianças, informou o escritório de imprensa do Vaticano. "O Papa expressa sua dor à população afetada e oferece orações pela vítimas, em particular pelas crianças", diz a nota.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma nota de condolência ao seu colega italiano, Giorgio Napolitano, por conta da tragédia.

Número de mortos após terremoto na Itália chega a 179

Dois novos abalos foram registrados na região atingida.
Milhares de pessoas passam noite em carros ou em tendas.

O número de mortos após o forte terremoto que atingiu a região central da Itália, na madrugada de segunda-feira (6), subiu para a 179, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do país nesta terça-feira (7). As equipes de busca e salvamento registram o desaparecimento de 34 pessoas e informam que ao menos 1.500 estão feridas e mais de 70 mil estão desabrigadas.

Os moradores das regiões afetadas continuam assustados, pois dois pequenos abalos - um deles com cerca de dois segundos de duração - foram registrados na madrugada desta terça. Muitas pessoas que tiveram as casas destruídas, danificas ou desocupadas passaram a noite em carros ou em tendas montadas por equipes de resgate, que buscam por sobreviventes.

Estado de emergência

O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi decretou estado de emergência na região afetada. O premiê cancelou a agenda - iria viajar para Moscou - e visitou de helicóptero a região atingida.

L'Aquila, pequena cidade medieval de 60 mil habitantes que foi a mais atingida pelo tremor, vive uma noite de "cidade fantasma".

do G1

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Número de mortos por terremoto na região central da Itália sobe para 90


Bombeiros tentam resgatar carro de sob escombros
após o terremoto desta segunda-feira (6) na cidade
Italiana de Áquila. (Foto: AFP)

Tremor atingiu a cidade histórica de Áquila, a leste de Roma. Cidades inteiras foram destruídas, e número de mortos pode crescer.


Boletim médico das equipes de resgate divulgado no início da tarde informa que pelo menos 90 pessoas morreram vítimas do forte terremoto que sacudiu o centro da Itália na madrugada desta segunda-feira (6) - noite de domingo, 5, no Brasil.

O tremor atingiu a região de Áquila, área montanhosa a leste de Roma. A procura por sobreviventes sob os escombros prossegue.

O presidente do Parlamento, Gianfranco Fini, disse que cidades inteiras foram destruídas pelo tremor.

Cerca de 50 pessoas estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil.

Áquila, cidade de 60 mil habitantes do estado de Abruzzo, foi a mais atingida. O tremor ocorreu de madrugada, quando a maioria dos habitantes dormia.

Os danos ocorreram na maior parte do município. Pelo menos 10 mil imóveis foram danificados. Um albergue de estudantes e algumas igrejas históricas ruiram. Carros foram soterrados pelos escombros.

Brasileira sentiu tremor

A brasileira Luisa Gomes Mendonça, de 42 anos, mora em Riano, na província de Roma, e contou ao G1, por telefone, que sentiu o tremor na madrugada. "O cachorro latiu e nós sentimos tudo tremendo. Até saímos na rua para ver o que era". Ela disse que a família do marido mora na região afetada pelo terremoto, mas que estão todos bem.

Estado de emergência

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que cancelou sua viagem a Moscou e foi para Áquila, disse que o número de feridos supera 1.500. O governo italiano decretou estado de emergência na região de Abruzzo.

Em entrevista, Berlusconi disse que mil barracas serão instaladas para abrigar entre 8 e 10 pessoas cada. Outras 4.000 pessoas serão levadas a hotéis da região.

Durante a entrevista, um leve tremor foi sentido por boa parte dos jornalistas presentes
Intensidade

As informações sobre a força do tremor de cerca de 30 segundos, que ocorreu às 3h45 desta segunda (22h45 de domingo em Brasília), ainda são confusas. Enquanto parte das agências de notícias estima magnitude de 5,8 graus na escala Richter, outras fontes afirmam que o terremoto chegou a 6,7 graus na mesma escala.

O Centro Nacional de Informações de Terremotos dos Estados Unidos, por exemplo, informou que o terremoto atingiu 6,3 graus na escala aberta de momento, e teve epicentro a 95 km de Roma, a uma profundidade de 10 km, às 3h32 locais (22h13 de Brasília).

O diário italiano “La Repubblica” informa, na sua página na internet, que a magnitude do tremor foi de 6,7 graus, e o epicentro teria sido localizado em Arischia, entre as regiões de Lazio e Abruzzo.

Roma

O forte tremor foi sentido em Roma, onde muito moradores assustados deixaram suas casas para buscar proteção nas ruas, com medo de possíveis desabamentos. Segundo a agência Efe, casas e prédios do centro histórico da capital italiana sofreram pequenos danos.

O último terremoto grave na Itália havia ocorrido em 1980, no sul do país, provocando a morte de 2.700 pessoas.

Informaçoes do G1

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Campeonato Italiano - 29 Rodada

21/03/2009 - Sábado
Catania 1x0 Lazio
Roma 1x4 Juventus


22/03/2009 - Domingo
Bologna 0x1 Cagliari
Chievo 1x0 Palermo
Fiorentina 1x0 Siena
Genoa 2x0 Udinese
Internazionale 3x0 Reggina
Lecce 2x2 Atalanta
Napoli 0x0 Milan
Torino 1x3 Sampdoria

Finalmente choveu...

Depois de mais de 40 dias, finalmente choveu em Verona e boa parte da Italia.
Apesar do frio constante, o tempo estava durante este periodo nublado ou quase sempre
com sol. No entanto desde do dia 28 de março, so chove...