Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Populaçao Italiana atinge 60 Milhoes de Habitantes

A população da Itália superou pela primeira vez os 60 milhões de habitantes em 2008, sobretudo devido à entrada de imigrantes, informou o Instituto Nacional de Estatística da Itália (Istat), ressaltando que estes dados ainda são "de caráter provisório".

De acordo com o Istat, no ano passado "a população residente no território italiano cresceu em 434 mil pessoas, o que representa um aumento de 7,3 habitantes para cada mil, fato que determinou a histórica superação de 60 milhões de residentes no país em 1 de janeiro de 2009".

O Instituto Nacional de Estatística da Itália revelou também que foram necessários 50 anos para a população aumentar em 10 milhões, e apenas 30 anos para passar de 30 a 40 milhões, entre 1896 e 1926.

O aumento populacional é causado pela imigração e pela longevidade dos italianos, já que "os cidadãos com mais de 65 anos representam 20,1% da população total (em 1999 eles eram 17,6% dos habitantes)", segundo os dados coletados em janeiro deste ano.

Os dados apontaram ainda que a área com maior crescimento populacional foi a região nordeste, seguida pelo centro e pela noroeste.

"Com a sucessiva transformação da Itália em país emigratório ao invés de imigratório, junto com a redução do número de nascimentos, a população subitamente sofreu uma vistosa aceleração nos últimos anos", informa o instituto.


Fonte: Jornal da Mídia

Musicas Italianas - Champagne

Champagne, de Pepino de Capri, lindissima...



Champagne...per brindare a un incontro
con te...che già eri di un altro
Ricordi...c'era stato un invito
Stasera si va tutti a casa mia
Cosi...cominciava la festa
e già...ti girava la testa
per me...non contavano gli altri
seguivo con lo sguardo solo te
Se vuoi, ti acompagno se vuoi
la scusa più banale
per rimanere soli io e te
E poi, gettare via il perchè
amarti come sei
la prima volta e l'ultima...
Champagne...per un dolce segreto
per noi...un amore proibito
ormai resta solo un bicchiere
ed un ricordo da gettare via...
Lo so, mi guardate lo so
vi sembra una pazzia
brindare solo senza compagnia
Ma io, io devo festeggiare
la fine di un amore
Cameriere...champagne

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Uma Linda Familia

Existem ainda pessoas bondosas, de bom coraçao no mundo sim, quem disse que nao ?
Camilo, Camilinha, e Rosmari, Deus continue sempre abençoando esta linda familia,
com muito amor, saude e paz.

Grazie Amici per tutto

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Estaçao de Verona

Autobus


Praça de Taxi


Frente da Estaçao


Terminal de Onibus(Autobus)


Telefones Publicos

Campeonato Italiano - 25 Rodada

25ª Rodada
21/02/2009 - Sábado
Bologna 1x2 Internazionale
Palermo 0x2 Juventus
Roma 1x0 Siena

22/02/2009 - Domingo
Catania 2x0 Reggina
Fiorentina 2x1 Chievo
Lecce 0x2 Lazio
Milan 1x0 Cagliari
Napoli 0x1 Genoa
Sampdoria 1x0 Atalanta
Torino 1x0 Udinese

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Dpiù Discount - Compras em Verona

Em Verona, para fazer compras com um otimo preço, bom atendimento, Dpiù Discount,
alimentos, vestuario, beleza,higiene etc.,perto da Av.Gulozine. Praticicidade, e variedades, muito bom.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Adriano, o Homem Gol


Na Italia, sò se falou em Adriano nesta ultima semana. O gol de mao, aparentemente involuntàrio contra o rival Milan, na Vitoria por 2 x 1, deu muito o que falar.
Os jornais esportivos, a midia escrita e televisiva nao falaram em outra coisa.
Opinioes de especialistas, jornalistas, ex jogadores, técnicos, e àrbritos fizeram a festa
de audiencia nas TVS, e de vendagem de jornais.

Mas a verdade, è que nao adianta mais, O gol foi validado, Adriano comemorou, e ajudou
a Inter de Milao a disparar na primeira colocaçao do Campeonato Italiano com 54 pontos, 7
a mais que a vice lider Juventus.

Adriano foi criado nas categorias de base do Flamengo, onde era pouco aproveitado, saiu do rubro negro carioca, pra chegar a seleçao brasileira e brilhar na Europa .

Por Ricky Mascarenhas

Campeonato Italiano - 24 Rodada

14/02/2009 - Sábado
Lazio 1x1 Torino
Napoli 1x1 Bologna

15/02/2009 - Domingo
Atalanta 3x0 Roma
Cagliari 2x0 Lecce
Chievo 1x1 Catania
Genoa 3x3 Fiorentina
Internazionale 2x1 Milan
Juventus 1x1 Sampdoria
Reggina 0x0 Palermo
Siena 1x1 Udinese

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Linvingston - Uma boa companhia aérea

Em pouco menos de 9 horas de viagem, a Empresa Italiana leva voce de Salvador a Milano, sem escalas.



Apesar do atraso, de quase 2 horas na saida, a viagem transcorreu naturalmente. A Aeronave,è bem equipada com TV, som, e um excelente serviço de bordo, como jamais vi em nenhuma outra companhia aérea.

Porém peca no conforto. As poltronas sao muito pequenas, os encostos idem, e voce fica praticamente de maos dadas com seu vizinho. Duas pessoas nao conseguem circular ao mesmo tempo pelos corredores, por serem 3 fileiras de poltronas. O Sanitàrio também, é muito apertado.


De Zero a 10 dou nota 8

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Verona: Meta turística e cultural na Itália


Cercada pelo rio Ádige de um lado e pelas colinas da outra parte, Verona é uma das metas turísticas e culturais mais importantes do Vêneto. A sua evolução percorre as épocas mais importantes da história italiana: a sua posição geografica foi de fundamental importância para os períodos do Resurgimento até aos modernos percursos comerciais.

No período romano Verona gozou de importância e prosperidade e ainda hoje os restos daquele momento glorioso tornam famosa a sua história: a Arena, Teatro Romano, Porta Borsari, o Arco dei Gavi. Sucessivamente a cidade conheceu um outro momento importante no decorrer do Medioevo: foi sede de reis bárbaros e, após, entre os séculos XII eXIV, foi Libero Comune, Municipio livre, e depois passou sob a nobreza dos Scaglieri. Desta fase se tem alguns dos mais importantes monumentos da cidade: as igrejas S. Zeno Maggiore, S. Anastasia e de S. Fermo, o Castelvecchio, as Arche Scaligere. De 1404 e até 1796, Verna passou sob a administraçao veneziana, foi fortificada com muralhas de defesa e no saneamento da zona conhecida como Acqua Morta.

Atualmente a cidade é um centro vivaz, rico de cores e de ruazinhas pitorescas, e rico também de uma intensa vida cultural- as mostras periodicas e sempre de alto nível na sede da Galleria Moderna no Palácio Forti, a estação lírica de verão na Arena, a estação musical do Teatro Filarmonico, a prosa ao Teatro Romano, o Museu do Castelvechio- esportiva- é sede de campionatos mundiais, como por exemplo ocorreu com o ciclismo- e também economica- graças às diversas Feiras das quais as mais famosas sao Vinitaly, Fieracavalli, Marmomac.

Piazza Bra é o coração da cidade- o nome deriva do fato que um tempo era o campo suburbano, a “braida”- e é caracterizada pelo edifício símbolo da cidade, a Arena, um dos maiores anfiteatros romanos existentes que data do I século a.C. Na praça temos também o neoclassico Palazzo Municipale, a Gran Guardia, hoje interessante e moderna sede de um museu, as arcadas dos antigos Portões da Bra que datam de 1389. Ao lado porticado da praça inicia-se o Liston, isto é, o passeio que prossegue idealmente na via Mazzini, o centro pulsante da vida publica veronês.

De via Mazzini se tem (não naturalmente antes de ter admirado a conhecida Casa de Julieta, referindo-se à historia de Romeu e Julieta) a Piazza delle Erbe, o outro lado do centro vital veronês: construída sobre o antigo lugar do Fórum Romano, é caracterizada por casas de torres medievais que possuem ainda traços dos afrescos originais e pela feira cotidiana: a Colonna del Mercato, a Berlina e a Fontana di Madonna Verona que são elementos de escultra que embelezam a praça, mas ao redor temos casas com bíforas, torres e rendas que relembram o esplendido período medieval da cidade.

Através do Arco della Costa- da costela de baleia pendurada- se passa à Praça dei Signori, a sede das públicas instituições dos cidadãos: uma praça de forma regular com o Palazzo Comunale do século XII, a Torre dei Lamberti. A Loggia del Consiglio e o Palazzo del Governo são testemunhanças do renascimento. À direita do Palazzo del Governo se vai até às Arche Scaligere: são tumbas monumentais, em forma de quiosque, dos nobres de Verona e são consideradas como uma das mais singolares tumbas européias da última fase do gótico, conhecido como gótico florido.

Além da praça dei Signori, se encontra a Igreja de S. Anastasia: um grandioso edifício gótico idealizado pelos domenicanos erguido entre 1290 e 1481. Das beiras do rio Ádige atrás da igreja, é possível admirar o Teatro Romano e a subida colinosa para Castel San Pietro, um dos baluartes das fortificações austríacas. Sempre nas beiras do Ádige, se vai até o Duomo que possui as marcas da construção românica, dos retoques góticos com adições renacimentais.

Do centro da cidade, de Piazza Bra, é muito fácil ir até Castelvecchio, feito por vontade de Cangrande della Scala em 1345/57 e completado em 1375: a construção é de tijolos, toda rendilhada, com grandes torres, pátios e pontes elevadiças. Ao seu interno tem-se um pedaço das muralhas do período comunal; a Ponte Scaligero na parte de trás foi destruída por bombardeamentos de 1945 e reconstruído com os materiais recuperados sobre as orlas do rio. Castelvecchio, depois de uma exemplar restauração em 1956 por parte de Carlo Scarpa- arquiteto que em Verona assina também as prestigiosas sedes dos bancos locais de Piazza Nogara- é sede do Museu Cívico de Arte com obras primas de Pisanello, Stefano de Verona, Mantegna, Bellini, Vivarini, com a famosa estátua equestre de Cangrande e com uma coleção extraordinária de esculturas medievais no andar inferior.

Apenas fora do centro, sobre uma ampla e isolada praça, se ergue a Igreja de S. Zeno Maggiore, um dos mais importantes edifícios do período românico italiano. Ao lado há uma torre de uma antiga abadia e de um campanário; a igreja, surge sobre o lugar da sepultura do primeiro veronês, foi construída entre o XII e o XIII século e a abside conclusiva é de 1398. A fachada saliente é decorada por um átrio e por uma grande rosa; o portal é decorado com relevos de bronze que contam as histórias do Velho e do Novo Testamento. O interno é sóbrio e majestoso, caracterizado pelo espetacular teto linear com traves curvadas ao vapor, o chamado teto à quilha de navio, que data de 1386. No altar localiza-se a Pala de S. Zeno, uma pintura complexa e rica de alegorias, de 1459; pintura de Andrea Mantegna que com certeza assina aqui uma das suas obras primas.

Fonte: In Italy Today

Futebol Italiano, Um Pouco da História


FEDERAZIONE ITALIANA
GIUOCO CALCIO

O Campeonato Italiano começou a ser jogado em 1896, mas só em 1930 é que passou a
disputado nos moldes atuais, quando houve a profissionalização do futebol no país.

Desde então, os clubes começaram a trazer craques de todas as partes do mundo e
transformar o torneio em um dos mais bem remunerados, com audiência nos estádios
garantida e grandes jogos em suas edições.

A Juventus, de Turim, é até o momento a grande campeã da Itália.
A diferença é muito grande para os seus adversários e não vai ser batida por um bom
tempo. Mesmo com o Milan montando um esquadrão no início dos anos 90, não foi
possível alcançar mais do que um pouco da metade dos títulos da Vecchia Senhora.

Não houve disputa de título nos anos de 1916 a 1919, por causa da Primeira
Guerra Mundial.

A Primeira Divisão do Campeonato Italiano na temporada 2009/2010, é formada por 20 clubes. Os três primeiros colocados, classificam-se para a Champions League, do quarto ao sexto para Copa da Uefa, e os 3 últimos são rebaixados para a segunda divisão.
Inter de Milão, Juventus, Milan, Fiorentina, Gênoa, Roma, Palermo, Nápoli,
Cagliari, Atalanta,Lazio, Udinese, Siena, Catania, Sampdoria, Bologna, Lecce, Torino Chieva e Reggina.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Músicas Italianas - A Chi

De Fausto Reali, de 1967, A Chi, canção marcante, romântica, e como todas inesquecível.



A chi sorriderò, se non a te?
A chi, se tu, tu non sei più qui?
Ormai, è finita è finita tra di noi
Ma forse un po' della mia vita
È rimasta negli occhi tuoi!
A chi io parlerò, se non a te?
A chi racconterò tutti i sogni miei?
Lo sai, mi hai fatto male lasciandomi solo così
Ma non importa, io ti aspetterò!
A chi io parlerò, se non a te?
A chi racconterò tutti i sogni miei?
Lo sai, mi hai fatto male lasciandomi solo così
Ma non importa, io ti aspetterò!

Cidades da Arte em Vêneto



Palazzo Ducalle em Veneza

Veneza (Venezia)
Pádua (Padova)
Treviso
Verona
Vicenza

VENEZA
A cidade de Veneza é famosa e única pela sua estrutura que se extende sobre mais ou menos 120 ilhas, separadas por numerosos canais e coligadas entre elas por mais de 400 pontes.
A história de Veneza se entrelaça com àquela de sua arte, testemunhada pelos importantes e inumeráveis monumentos que caracterizam os seus “sestieri”, isto é, os bairros que dividem a cidade. Os dois núcleos principais são o complexo arquitetônico de Piazza San Marco, as zonas burguesas e comerciais de Rialto caracterizada pela omônima ponte de 1591 a zona da feira e as orlas “del vin” e “del carbon”...

Guia de VENEZA

ILHAS DE VENEZA

- MURANO ILHA DE VENEZA
A ilha foi escolhida como sede industrial para a fabricação do vidro em 1291 porque em relação à Veneza...

- BURANO ILHA DE VENEZA
Característico centro de pescas, construída sobre quatro pequenas ilhas da laguna coligadas entre elas por meio de pontes...

- TORCELLO ILHA DE VENEZA
Após um passeio entre os silenciosos canais principais, os quais possuindo as orlas unidas pelo conhecido Ponte del Diavolo...

PÁDUA
Pádua é protagonista da história do Vêneto desde a aniguidade. Era um importante centro já ao tempo dos romanos_ em 59 a.C. nasce ali o histórico Tito Livio_ como prova, os restos de uma Arena.
No período dos Carraresi a cidade viu surgir alguns dos seus monumentos mais famosos: o Palazzo della Ragione, a Basilica di S. Antonio, a Igreja degli Eremitani, a Cappella degli Scrovegni com os afrescos de Giotto. Um percurso pela cidade poderia iniciar-se pela Igreja degli Eremitani, 1276-1306, possui formas românicas/ góticas; o interno é suntuoso...

Guia de PÁDUA

TREVISO
Treviso é também a cidade do vinho e da gastronomia, mas é além disso uma cidade artística e sobre tudo cidade de história apresentando significantes monumentos arquitetônicos ligados ao seu período medieval e conservados em maneira singular.
A vida de Treviso escorre ao longo dos pórticos de Calmaggiore, a rua que coliga o centro civil da cidade, Piazza dei Signori, com aquele religioso, Piazza del Duomo. Piazza dei Signori é caracterizada pela presença do Palazzo dei Trecento, o antigo palácio municipal de 1217: austero e maciço, é uma autêntica testemunha da história da cidade...

Guia de TREVISO

VERONA
Cercada pelo rio Ádige de um lado e pelas colinas da outra parte, Verona é uma das metas turísticas e culturais mais importantes do Vêneto. A sua evolução percorre as épocas mais importantes da história italiana: a sua posição geografica foi de fundamental importância para os períodos do Resurgimento até aos modernos percursos comerciais.
No período romano Verona gozou de importância e prosperidade e ainda hoje os restos daquele momento glorioso tornam famosa a sua história: a Arena, Teatro Romano, Porta Borsari...

Guia de VERONA

VICENZA
Vicenza, a antiga Vicetia, surge em uma zona do Vêneto que por um lado se tem os Pré-Alpes e pelo outro lado os Montes Berici: uma situação que com os cursos de água que a cortam, o Bacchiglione e o Retrone, formam um panorama muito característico. Mais de cem palácios nobres embelezam esta cidade que, pela qualidade arquitetônica podemos considerá-la uma espécie de Veneza.
Observar estes palácios equivale assistir à evolução da arquitetura italiana do tardo gótico ao renascimento: do gosto gótico veneziano...

Guia de VICENZA

Fonte: In Italy Today

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Músicas Italianas - Strani Amore

Na minha opinião, a mais bela música, não só italiana, mas a minha preferida, marcante, Strani Amore de Laura Pausini na voz do inesquecível Renato Russo, em sua última aparição em video, lançado no inicio de 1996.


Mi dispiace devo andare via
Ma sapevo che era una bugia
Quanto tempo perso dietro a lui
Che promette e poi non cambia mai
Strani amori mettono nei guai
Ma, in realtà, siamo noi

E lo aspetti ad un telefono
Litigando che sai libero
con il cuore nel lo stomaco
Un gomitolo nell'angolo
Lì da solo, dentro un brivido
Ma perché lui non c'è

E sono strani amori che
Fanno crescere e sorridere
Fra le lacrime
Quante pagine lì da scrivere
Sogni e lividi da dividere
Sono amori che spesso a questa età
Si confondono dentro a quest'anima
Che si interroga senza decidere
Se è un amore che va per noi

E quante notte perse a piangere
Rileggendo quelle lettere
Che non riesci più a buttare via
Dal labirinto della nostalgia
Grandi amori che finiscono
Ma perché restano nel cuore

Strani amori che vanno e vengono
Nei pensieri che lì nascondono
Storie vere che ci appartengono
Ma si lasciano come noi

Strani amori fragili
Prigionieri, liberi
Strani amori mettono nei guai
Ma, in realtà, siamo noi

Strani amori fragili
Prigionieri, liberi
Strani amori che non sanno vivere
E si perdono dentro noi

Mi dispiace devo andare via
Questa volta l'ho promesso a me
Perché ho voglia di un amore vero
Senza te

Conselhos para quem vai Viajar para a Europa

Documentos:

- Providencie seu passaporte com pelo menos um mês de antecedência.
- Verifique o prazo de validade do passaporte e dos vistos.
- Ao receber passagens, confira os dados e serviços solicitados.
- Leve sempre uma cópia de seu passaporte.
- Leve carteira de motorista internacional: mesmo que não pretenda alugar carro, você pode precisar dela.

Seguro Obrigatório:

Todo estrangeiro que for para algum país europeu (que faz parte do Tratado de Schengen) precisa fazer um seguro de viagem, para cobertura de despesas médicas ou hospitalares.

Passaporte:

O interessado na obtenção do Passaporte deve procurar quaisquer das Unidades Descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal, ou os postos de atendimento da Empresa de Correios e Telégrafos - nestes, obterá as informações específicas a respeito do kit adquirível para remessa de documentos - e preencher os seguintes requisitos. Mais informações.

Vistos:

Quem deseja visitar a Itália a turismo até 90 dias só precisa do passaporte com validade de 6 meses a contar da data do embarque. Para períodos superiores a 3 meses de permanência no país, é necessário visto. Caso sua permanência seja superior a 10 dias, você deverá apresentar-se às autoridades italianas entre o 8º dia de sua chegada à Itália para informar o período e o motivo de sua estadia. Esta autoridade chama-se "Questura". No caso de uma eventual extensão do período permitido por Lei, você deverá também requerer esta prorrogação, obviamente justificando o motivo, e a decisão para tal prorrogação ficará exclusivamente a critério das autoridades italianas e não deverá ser considerada como garantida a sua autorização;

Maiores informações no Consulado Geral da Itália pelo tel. (11)-3549.5699 de 2ª à 6ª das 8:00 às 15:00 hs.
Site Oficial

Garantias Econômicas:

O Turista, que ao entrar na Itália e eventualmente vier a ser interpelado pela polícia de fronteira, deverá demonstrar que poderá garantir-se economicamente durante o período de sua permanência em território italiano. Previna-se com seguro de saúde, euros, cartões de crédito, vouchers de hotéis, etc.

Fonte: Vamos Para a Itália

Músicas Italianas - Roberta

Uma linda canção na voz iluminada de Pepino de Capri,
inesquecível


LO SAI, NON È VERO
CHE NON TI VOGLIO PIÚ
LO SO, NON MI CREDI
NON HAI FIDUCIA IN me
ROBERTA, ASCOLTAMI
RITORNA ANCORA, TI PREGO

CON TE OGNI ISTANTI ERA FELICITÀ
MA IO NON CAPIVO
NON T'HO SAPUTO AMARE
ROBERTA, PERDONA ME RITORNA ANCO' VICINO A ME

ROBERTA, ASCOLTAMI
RITORNA ANCO' TI PREGO
CON TE OGNI ISTANTI ERA FELICITÀ
MA IO NON CAPIVO
NON T'HO SAPUTO AMAR
ASCOLTAMI, PERDONAMI
RITORNA ANCO' VICINO A ME...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Músicas Italianas - Per Amore

A partir de hoje, inicio postagens com letras de músicas Italianas marcantes. Hoje, replico abaixo a letra de Per Amore de Andrea Bocelli, acompanhe com o video na voz de Zizi Possi




Io conosco la tua strada
Ogni passo che farai
Le tue ansie chiuse e i vuoti
Sassi che allontanerai
Senza mai pensare che
Come roccia io ritorno in te
Io conosco i tuoi respiri
Tutto quello che non vivi
Riconoscerlo non puoi
E sarebbe come se
Questo cielo in fiamme
Ricadesse in me
Come scena su un attore

Per amore
Hai mai fatto niente
Solo per amore
Hai sfidato il vento e urlato mai
Diviso il cuore stesso
Pagato e riscommesso
Dietro questa mania
Che resta solo mia?

Per amore
Hai mai corso senza flato
Per amore
Perso e ricominciato?
E devi dirlo adesso
Quanto di te ci hai messo
Quanto hai creduto tu
In questa bugia
E sarebbe come se
Questo fiume in piena
Risalisse a me
Come china al suo pittore

Per amore
Hai mai speso tutto quanto, la ragione
Il tuo orgoglio fino al pianto?
Lo sai stasera resto
Non ho nessun pretesto
Soltanto une mania
Che resta forte e mia
Dentro quest'anima che strappi via
E te lo dico adesso
Sincero con me stesso
Quanto mi costa non saperti mia
E sarebbe come se
Tutto questo mare
Annegasse in me

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Região Puglia


Bari, capital da Puglia com o Duomo e a Igreja de S. Nicola, com suas formas românicas, são um testemunho majestoso da época medieval. No Museu Arqueológico, podem ser encontrados vestígios do mundo grego. Assim como em Brindisi, Andria, Barletta, Trani, Ruvo di Puglia, Lucera, Troia, Manfredonia, Otranto, Gallipoli. De uma outra época, mas igualmente precioso e extraordinário é o florescimento da arquitetura barroca em Lecce. Em Taranto, com Museu Arqueológico e belas peças do passado mais remoto. E Alberobello, na província de Bari, é a capital dos Trulli, com habitações que remontam à pré-história. Além disso há uma extraordinária combinação de montanhas, bosques e mar .

Região Trentino Alto Adige

O verde dos vales, as montanhas branquinhas cobertas de neve, a tranquilidade dos lagos. Que delícia passar férias no Lago de Garda, no Parque Nacional dello Stelvio ou então esquiar em Madonna di Campiglio ou em San Martino di Castrozza! A natureza é esplêndida, com excelente hospitalidade e ótima comida. Em Trento se encontra o Duomo românico-gótico que, de 1545 a 1563, hospedou o mais famoso Concílio da Cristandade. Também Rovereto com belos edifícios arquitetônicos do século XV: o Castelo e a Igreja de S.Marco. Em Bolzano, cidade de culturas latina e alemã, com muitas maravilhas arquitetônicas, como a Porta del Vino. É imperdível a Igreja dos Dominicanos, com o afresco do século XIV sobre o "Triunfo da morte", de inspiração de Giotto. É de grande beleza Merano/Meran, com os seus velhos pórticos e o centro histórico.

Site Oficial

Região Umbria

São Francisco, só podia ter nascido na Úmbria! Nestes lugares de natureza sempre verde, encantada, radiosa. Perugia, nos faz lemrar dos chocolartes Baci! A capital da região nos encanta com suas obras arquitetônicas desde os muros etruscos ao esplêndido Palazzo Gallenga, sede da prestigiosa universidade para estrangeiros, e aos inúmeros edifícios e monumentos históricos. E o mesmo acontece com a esplêndida Gubbio, rica em memórias franciscanas e em monumentos das épocas medieval e renascentista. E depois Todi, Spello, Spoleto, Orvieto, com seu Duomo maravilhoso! Città di Castello e tantos outros vilarejos ricos de monumentos, palácios, igrejas. Terni, moderna cidade industrial, ostenta jóias como as igrejas de S. Salvatore e de S. Francesco e, nas suas redondezas, a espetacular Cascata delle Marmore. Por fim Assis, a cidade natal de São Francisco (e de Santa Clara, fundadora da ordem das Clarissas), uma das localidades cristãs mais conhecidas e freqüentadas pelos peregrinos.

Região Sicília


As cidades gregas da Sicília como Agrigento, Selinunte, Segesta, Siracusa, estavam entre as mais belas do mundo helênico. Visitar hoje o Vale dos Templos em Agrigento ou assistir a um espetáculo de verão no grandioso Teatro Grego de Siracusa é um autêntico mergulho no longínquo passado helênico. E o mesmo acontece, na Sicília, com muitas outras épocas e civilizações, da espanhola à francesa. A Sicília é um livro de história e de história da arte, das maiores civilizações e culturas de todos os tempos. Uma ilha com uma natureza exuberante, vistas de arrepiar e uma deliciosa e variada gastronomia, de sabores e aromas mediterrâneos inesquecíveis. Fazem parte Palermo, Catânia, Caltanissetta, Enna, Siracusa, Ragusa, Trapani, Agrigento, Messina, Cefalù, Noto e Taormina

Região Valle d´Aosta


Pequena região ao norte da Itália, rodeada por muitos picos que a delimitam (entre eles o Mont Blanc, muito lindo, é a montanha mais alta da Europa, com seus 4807 m). Aosta, a capital e única província do Valle é uma cidade rica em história. Na Idade Média Aosta foi centro de intercâmbios comerciais com a França e a Suíça, quando teve um longo período de prosperidade; vestígios da antiga Augusta Pretoria (nome latino de Aosta), o grande Arco de Augusto (25 a.C.) e os restos do Teatro Romano. Além de contar com belezas naturais como montes Cervino (4478 mi), do espetacular Monte Rosa (colorida pelas geleiras), a alta montanha Gran Paradiso no Parque Natural Gran Paradiso. São lugares bastante procurados nas férias com tardicionais estações de ski, principalmente: Courmayer e Breuil-Cervinia. Uau, para quem adora esquiar é o paraíso! O Valle del Monte Bianco e suas incríveis pistas de ski!

Site Oficial

Região Molise


Esta pequena e deliciosa região à beira do Sul do Adriático ainda não virou moda. Com esplêndidas paisagens, tradições populares, gastronomia deliciosa, lindo mar, artesanato de famosos sinos de Agnone, e tranqüilas aldeias no interior. É realmente um prazer visitar Molise. A começar pela capital Campobasso, com seu sugestivo labirinto de ruas antigas e o Castello Monforte, do séc. XV. Em Termoli, a cidade mais importante da província de Campobasso, o sol mediterrâneo ilumina os muros antigos erguidos pelo imperador Federico e o Castelo do século XVI que avança sobre o mar. E em toda parte, em Molise, a natureza parece zelar pela história, proteger as suas memórias. Como na esplanada de Sepino, cuja área arqueológica testemunha a antiga colonização romana,e nas vizinhanças de Pietrabbondante, onde outro interessante sítio arqueológico recorda a remota existência dos Sanitas, antigo povo itálico que ousou desafiar e combater a potência de Roma. E ainda na província de Isernia (segunda cidade de Molise, dona de uma bela Catedral e de uma fonte do séc. XIV), onde se ergue solitária e majestosa a antiqüíssima abadia de S.Vincenzo al Volturno. Fazem parte da Molise as províncias: Campobasso e Isernia.

Site Oficial

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Região das Marche


Sabe-se que a Itália tem o patrimônio artístico-cultural mais rico do mundo. Não só isso: os seus bens culturais não se encontram unicamente nas grandes cidades artísticas, mas estão espalhados por todo o território nacional como em nenhum outro país. Marche é uma região em que uma natureza rica e variada com o mar Adriáticoe sua costa plana e arenosa, interrompida por íngremes rochedos; a harmoniosa paisagem agrária com suas suaves colinas; as grutas profundas e misteriosas; as áreas naturais protegidas é enriquecida por cidades, palácios, edifícios religiosos quase sempre de alto valor arquitetônico e artístico. É o caso do Duomo de Ancona, a capital da região, importante porto do Adriático,ou da catedral de Pesaro. Em Urbino, o Palácio Ducal é um testemunho impressionante da grandiosidade do Renascimento. É um pecado imperdoável achar-se durante o verão em Macerata e não reservar um lugar no majestoso Sferisterio, para assistir a um espetáculo teatral ou musical. Em Ascoli Piceno, a combinação de arquiteturas medievais e renascentistas (S.Francesco, Loggia dei Mercanti, Piazza del Popolo, etc.) prende a atenção até mesmo do visitante mais distraído. Mas em quase todas as cidades das Marche, há autênticos tesouros artísticos. Como Recanati, cidade natal do mais amado dos poetas italianos de todos os tempos: Giacomo Leopardi (1798-1837).É difícil não ficar emocionado ao visitar o palácio onde o poeta viveu. Uma emoção que, num sentido diferente, também sente o visitante da Santa Casa em Loreto, meta de grandes peregrinações. Fazem parte das Marche as províncias: Ancona, Ascoli Piceno, Macerata, Pesaro e Urbino Fermo.

Site Oficial

Região Friuli Venezia Giulia


O último Doge de Veneza, Ludovico Manin, retirou-se para estas paragens quando, ao finaldo séc. XVIII, a República de Veneza se desmoronou sob os golpes de Napoleão. Nesta belíssima região, onde quase todas as cidades tem museu importantes como o de Udine, Tolmezzo, Pordenone, Gorizia, Aquileia, e surpreendem com a grande quantidade de estilos arquitetônicos. Em Udine, no centro, ficam frente a frente o gótico -veneziano do Palazzo del Comune e o belíssimo Caffé Contarena, em estilo Art Deco. Muito sugestiva a Basílica de Aquileia, hoje uma pequena comuna, outrora uma importante cidade do Império Romano. Trieste, na Venezia Giulia rica em história e em cultura, com um patrimônio artístico antigo e moderno de alto nível, foi amada e representada por grandes escritores (James Joyce, Italo Svevo, etc. Grado,na província de Gorizia, é a preferida de inúmeros e turistas, pelo seu mar e clima saudável. Fazem parte da Friuli Venezia Giulia as províncias de Porizia, Gordenone, Trieste e Udine.

Site Oficial

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Região Basilicata


Encontra-se em Matera, "patrimônio da humanidade".pela UNESCO. Trata-se dos "sassi di Matera"( literalmente, pedras de Matera) , uma das mais singulares, antigas e extraordinárias povoações humanas do mundo, que há décadas chama a atenção de estudiosos e artistas do mundo inteiro (o escritor italiano Carlo Levi referiu-se a eles em seu famoso livro "Cristo si è fermato a Eboli"). Nas "pedras", as casas são escavadas na rocha e as paredes são construídas com o mesmo material escavado. Habitadas até pouco tempo atrás, hoje as "pedras" foram esvaziadas e são objeto de trabalhos de restauração e valorização culturale turística. Uma visita aos "sassi di Matera" é uma experiência realmente única. Mas esta não é a única razão para se ir a essa pequena, isolada, belíssima região, banhada por dois mares: o Tirreno e o Jônio. Encontram-se na Basilicata ruínas gregas (Metaponto), igrejas e castelos medievais (Melfi,Lagopesole), praias lindíssimas (Maratea), uma natureza não poluída (a Basilicata divide com a Calábria o esplêndido Parco del Pollino). E Matera não tem só as "pedras":é também de grande interesse, a singular mistura de românico e barroco da Igreja de S.Francesco. Enfim, por que não programar uma esticada até Venosa, pátria do grande e sábio poeta latino Horácio? Ali, entre outras coisas, se pode admirar a Abadia medieval da SS.Trinità e outros monumentos interessantes. Na capital da região, Potenza, velhos e recentes terremotos danificaram gravemente o centro histórico. Mas o Museu arqueológico merece uma visita. Fazem parte as províncias: Matera e Potenza

Site Oficial

Região Abruzzo


Abruzzo tem 30% do seu território protegido por leis ambientais. Nenhuma outra região da Europa pode gabar-se de algo assim. Não é por acaso que ela é chamada de "a região dos parques". Possui 3 Parques nacionais, um Parque regional e dezenas de áreas e reservas naturais protegidas. Numa região assim, parece natural que a capital se chame L'Aquila - a águia, emitaliano. Dominada por um imponente Castelo do século XVI (que hospeda o Museu Nacional deAbruzzo), L'Aquila tem esplêndidos monumentos civis e religiosos, medievais e renascentistas. Na costa de Abruzzo sesobressai Pescara, pátria de Gabriele D'Annunzio (cuja casa natal é hoje um pequeno mas sugestivo museu). Em Chieti há um importante Museu Arqueológico Nacional, conhecido (e premiado) pela modernidade e pela eficácia da sua organização . O "ponto forte" do Museu é o Guerreiro de Capestrano, uma estátua funerária do séc. VI a.C., encontrada na província de L'Aquila em 1934. Em Teramo, no interior do Duomo, é imperdível o estupendo Paliotto - ornamento da parte anterior do altar - do século XV, de autoria do grande ourives natural de Abruzzo, Nicola da Guardiagrele. Mas o Abruzzo é surpreendentemente rico em tesouros arquitetônicos e artísticos, quase tanto quanto em tesouros naturais e em tradições populares (como a "festa dei serpari" de Cocullo, que a cada primeiro domingo de Maio leva milhares de pessoas à minúscula aldeia). Fazem parte de Abruzzo as províncias: L´Aquila, Pescara e Teramo.

Site Oficial

Região Piemonte


Turim, capital do Piemonte é capital da grande indústria italiana (aqui fica a sede da FIAT, (Fabrica Italiana de Automóveis Turim!) uma das maiores indústrias automobilísticas do mundo, também é um dos centros de maior atração turística da Itália. No Duomo é guardado o Santo Sudário, o antigo lençol de linho em que, segundo a tradição, foi envolvido o corpo de Cristo ao descer da Cruz, atraíndo milhares de fiéis. Também é importante o Museu Egípcio, com extraordinária coleção do Antigo Egito, e a Galeria Sabauda, com obras-primas de grandes artistas europeus. Em Turim, enfim, acham-se alguns grandes testemunhos monumentais do papel de protagonista que o Piemonte teve na história italiana dos últimos séculos, como sede da Casa de Sabóia (a dinastia que reinou na Itália até 1946) e primeira capital do Reino da Itália: Palazzo Reale, Palazzo Madama, a Mole Antonelliana, a Villa Reale de Stupinigi. Há também lindas cidades e províncias de Novara, Vercelli, Cuneo, Alessandria, Asti, com importantes monumentos, fortalezas, basílicas, conventos. Esplêndidos e variados os cenários naturais: montanhas, vales, colinas, como as Langhe, que servem de ambiente para muitas narrações de Cesare Pavese e Beppe Fenoglio, famosos escritores do Piemonte, lagos Maggiore, d'Orta, Viverone e o Parque Nacional da Valgrande. De tradição gastronômica e vinícola, onde são produzidos vinhos italianos d emuito prestígio. Fazem parte do Piemonte as províncias: Alessandria, Asti, Biela, Cuneo, Turim, Novara, Verbano, Cusio, Ossola e Vercelli.

Site Oficial